ShutterstockFoto: Shutterstock

Correr deixa as pessoas mais felizes, diz pesquisa da USP

Atualizado em 18 de abril de 2019
Mais em Notícias

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo comprovou cientificamente que a corrida está diretamente ligada ao sentimento de felicidade.

O estudo foi feito com 1.154 usuários do Strava e 81% deles afirmaram que a corrida é o elo de todos esses caminhos até a felicidade.

Além de relaxar, fazer novos amigos e ter uma vida saudável, a corrida proporciona vários índices positivos na vida dos indivíduos.

Na análise, 91% dos participantes responderam que correr traz qualidade de vida; 59%, que a corrida é uma ótima oportunidade de passar mais tempo com os amigos; 94% deles veem nessa atividade física um caminho para se manter saudável; e 90% dos usuários creditam à corrida o motivo para se manterem fisicamente ativos.

“A pesquisa mostrou que um número muito significativo de pessoas corre por qualidade de vida, para se sentir bem e que correr dá para eles sentimento de felicidade e bem estar”, disse Ary Rocco, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Comunicação e Marketing no Esporte, o GEPECOM, responsável pela análise.

Já quando o assunto é a autoconfiança, 80% dos entrevistados confirmaram que a corrida gera esse sentimento após a prática.

E quando o assunto é estresse, 90% deles se sentem menos estressados depois da atividade – seja um treino ou uma prova.

Ao fato de que correr traz maior sentimento de felicidade, 92% dos participantes afirmaram se sentirem bem depois de correr e 90% declararam que correr ajuda a aliviar o estresse mental.

Dentro do universo pesquisado, 89% dos entrevistados responderam que correr deixa o indivíduo mais feliz; 87%, que as corridas ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade; e 80%, que correr traz um sentimento de autoconfiança.

“Nesse processo de atividades físicas, o Strava se mostrou um importante parceiro do público pesquisado, pois permitiu a seus usuários se relacionarem de imediato com sua rede de contatos”, reforçou Ary Rocco, coordenador do GEPECOM.

De acordo com o relatório, 94% dos entrevistados declararam fazer atividades físicas, no mínimo, três vezes por semana.

Quando a pergunta foi se a corrida ajuda a mantê-los fisicamente ativos, 90% dos entrevistados disseram que sim, sendo que 72% concordam totalmente e 18% concordam.