Etiópia domina pódio na Maratona de Boston

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

Os etíopes praticamente expulsaram os quenianos do pódio na 120ª edição da Maratona de Boston, nesta segunda-feira (18). O grande rival do Quênia nas provas de longa distância monopolizou o pódio masculino e fez uma dobradinha na prova feminina. Evitando a total hegemonia etíope, a queniana Joyce Chepkirui conseguiu se agarrar ao degrau mais baixo do pódio num momento em que o atletismo daquele país está praticamente “em liberdade condicional” e precisa dar provas de que combate o doping para que possa participar dos Jogos Olímpicos do Rio.

É a primeira vez em que a Etiópia vence a prova masculina e a feminina de uma mesma edição da Maratona de Boston. O vencedor foi Lemi Berhanu Hayle (2h12min45), seguido pelo vencedor do ano passado, Lelisa Desisa (2h13min32), e Yemane Adhane Tsegay (2h14min02), ambos também etíopes.

No feminino, Atsede Baysa se impôs com uma boa reação. A oito quilômetros do final, estava a 37 segundos da líder. A bicampeã da Maratona de Chicago venceu com o tempo de 2h29min19, com vantagem de 44 segundos sobre a conterrânea Tirfi Tsegaye. Chepkirui completou em 2h30min50.

O nível da prova caiu neste ano olímpico. Muitos corredores que ambicionam presença na Olimpíada optaram por maratonas mais rápidas neste perído do ano na tentativa de se qualificar para os Jogos.

Campeão em 2014, o eritreu naturalizado americano Meb Keflezighi, por exemplo, não correu em Boston porque priorizou a seletiva americana. No ano passado, Desisa venceu com tempo bem melhor (2h09min17) em comparação com o de Hayle neste ano.