Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Histórico! Kipchoge quebra a barreira das 2 horas na maratona em Viena

Foto: Divulgação

O queniano Eliud Kipchoge tornou-se a primeira pessoa a correr os 42,195 km de uma maratona abaixo de 2 horas. No Ineos 1:59, evento criado em Viena para ele quebrasse a marca, o corredor, que também é recordista mundial, completou a distância em 1h59min40s. Pace de 2min50s/km.

Esta foi a segunda tentativa de Kipchoge de quebrar a barreira das 2 horas na maratona. No Breaking2, projeto idealizado pela Nike em 2017, ele ficou a 26 segundos do feito, correndo para 2h00min25s.

“Hoje fomos à lua e voltamos para a Terra! Estou sem palavras por todo o apoio que recebi do mundo inteiro. Hoje foi sobre inspirar o mundo e mostrar que nenhum humano é limitado. Não importa o desafio na vida. Obrigado a todos que me deram essa oportunidade”, disse o queniano.

A tentativa de quebra da marca foi feita no parque The Prater em Viena, em um evento completamente desenhado para o feito. Tanto que a data para a corrida foi confirmada apenas três dias antes e o horário apenas na véspera. Tudo para que o queniano tivesse as condições climáticas ideais.

Ele começou o desafio na famosa ponte imperial de Viena, o Reichsbrucke e após aproximadamente 1, 2 km entrou no Prater, onde deu 4,4 voltas na Hauptalle a arborizada avenida histórica que atravessa o coração do parque vienense e conta com mudanças mínimas de altimetria.

View this post on Instagram

HISTORY!

A post shared by Eliud Kipchoge (@kipchogeeliud) on

Kipchoge contou com o auxílio de coelhos, corredores marcadores de ritmo que se revezaram em sua frente, auxiliando também a diminuir o efeito da resistência do ar sobre o atleta.

A marca de 1h59min40s obtida po Eliud Kipchoge no Ineos 1:59 neste sábado não conta como recorde mundial da maratona, já que o evento não é uma prova oficial e não teve seu percurso homologado pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).

O recorde mundial da maratona, no entanto, também é de Kipchoge: 2h01min39s, na Maratona de Berlim da temporada passada. O queniano também tem no currículo a medalha de ouro da maratona nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e oito vitórias de maratonas major.

Leia mais

Como Kipchoge pretende quebrar a barreira das 2h na maratona

O legado do Nike Breaking2 para o desenvolvimento das corridas de rua

Como entender os diferentes tipos de tênis de corrida e sua evolução pode ajudar nos treinos

Clube O2

Faça parte do Clube O2 e leve uma Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!