Reprodução Runners World BrasilFoto: Reprodução Runners World Brasil

Homem faz Maratona de Miami carregando 13 kg de lixo

Atualizado em 18 de abril de 2019
Mais em Notícias

O norte-americano Andrew Otazo demorou cerca de 10 horas para completar a Maratona de Miami e ficou em último lugar.

Pode parecer chato ser o último a cruzar a linha de chegada, mas há uma boa justificativa para o desempenho de Otazo: o corredor fez 42 km carregando 13 kg de lixo nas costas.

A ideia surgiu no ano passado, durante uma exploração de Otazo em uma reserva natural em Key Biscayne, na Flórida.

Ao notar que detritos subiam com a maré alta, o atleta recebeu a ajuda de um amigo para limpar o canal Bear Cut Preserve.

Desde então, eles limparam aproximadamente 2.000 kg de lixo.

“Eu queria produzir uma metáfora muito contundente onde eu tiraria o lixo, o construiria em um saco, o colocaria nas minhas costas e, em seguida, andaria por toda a maratona para que as pessoas pudessem ver”, disse.

Assim, montou um equipamento com os dejetos encontrados no Bear Cut Preserve.

Transformado em uma grande mochila, o equipamento tinha um tapete como base, uma corda como rede e duas boias como enfeites.

“Não há comparação, foi a pior corrida que já fiz”, disse. “Cheguei em um ponto em que eu não sabia se estava inventando a dor que eu sentia. Foi como se meu corpo não soubesse como registrar a dor.”

Com um média de 4 km por hora durante sua jornada de 9h50min, ele terminou a Maratona de Miami sem lesões “graves”, porém com dores no quadril e desidratado.

Otazo arrecadou mais de US$ 4.600 (aproximadamente 14 mil reais), que apoiarão a limpeza de praias e manguezais, além de ajudar a reduzir a distribuição e o consumo de plásticos descartáveis, como sacolas de compras e canudos de plástico.

“Eu tenho a melhor desculpa do mundo para terminar por último. Eu tinha um saco de lixo de 13 kg nas minhas costas”, concluiu.