Impostor da Maratona de Londres é condenado a 4 meses de prisão

Atualizado em 25 de junho de 2018
Mais em Notícias

Durante a Maratona de Londres, um caso inusitado chamou a atenção: depois do corredor Jake Halliday perder seu número de peito, o morador de rua Stanislaw Skupian pegou a placa e finalizou a prova como um competidor comum, chegando até a receber uma medalha – mesmo não se inscrevendo na Maratona. Na última semana, Skupian foi julgado, culpado por fraude e terá de cumprir 16 semanas de pena.

Sua advogada de defesa, Jameela Jamroz, declarou que Skupian não havia percebido que estava fazendo algo de errado: “Aquilo foi um sonho realizado para ele”.

Seu cliente acreditava que, completando a prova, iria servir de exemplo para outros moradores de rua no mundo todo, mostrando que era possível ter experiências positivas mesmo em situações adversas.

A organização da prova, entretanto, afirmou que um acontecimento assim poderia manchar a história da Maratona de Londres, considerada uma das mais bem organizadas em todo o mundo.

Skupian declarou-se culpado pela fraude, e ainda teve mais três acusações de roubo – não relacionadas com a corrida – somadas ao veredicto: “As ofensas são tão sérias que somente a prisão será o suficiente”, afirmou o magistrado Michael O’Gorman.

Além de cumprir as 16 semana de pena – 13 por conta do ocorrido na maratona, e três por conta dos roubos -, o morador de rua está banido por três anos do aeroporto de Heathrow, onde foi flagrado com pertences alheios.