ReproduçãoFoto: Reprodução

Cachorro é aposta de inglês para fazer 5 km abaixo de recorde mundial

Atualizado em 30 de novembro de 2017
Mais em Notícias

O recorde pessoal do inglês Ben Robinson correndo 5 km é 14min59s, mas ele aposta em um pacer de quatro patas para melhorar ainda mais suas marcas: Blake, um weimaraner acostumado a participar de competições de canicross, a corrida cross country praticada com cães. Ele quer correr com o cachorro abaixo da marca do recorde mundial (para humanos) da distância.

Robinson levou Blake no último fim de semana ao Campeonato Mundial de Canicross, disputado na Polônia, em que  o weimaraner competiu com outros cães. Acompanhar seu animal de estimação em treinos e viagens tem sido um desafio físico para o dono.

“Fizemos 4.2 km sub-12min30s em dois dias consecutivos, então tenho que me acostumar com a velocidade dele. Os isquiotibiais e os glúteos sentiram o ritmo, já que passamos por alguns trechos escorregadios em declive. Quando você é conduzido pelo Blake, até uma caminhada é uma sessão de treinamento difícil.”

O inglês traçou metas ousadas – para não dizer impossíveis – para alcançar com Blake. A marca que pretende atingir – 12min10s nos 5 km – está abaixo do recorde mundial dos 5.000m em pista, que pertence ao etíope Kenenisa Bekele (12min37s).

 

 

“Acredito que podemos melhorar. Blake ainda é um cachorro novo e eu estou aprendendo no esporte. Não acho que estamos longe do tempo de 12min10s nos 5 km. Tenho objetivos também para distâncias mais longas, mas tenho que ser correto com o cachorro tanto física quanto mentalmente”, diz.

Mas qual efeito correr com o cachorro trouxe para o inglês? Além das dores, Robinson agora se sente mais consistente durante as passadas. O problema, em algumas situações, é lidar com a agitação canina quando os treinos não são feitos.

“Não tenho certeza do efeito físico que isso gerou, mas eu diria que foi a consistência. Os cães estão sempre prontos para correr, mesmo que apenas me acompanhem. Eles nunca deixam você para baixo, mas são um verdadeiro pesadelo se não conseguem correr.”

Nas competições internacionais de canicross, Blake e outros cães passam por exames antidoping. Os tempos citados por Robinson não foram averiguados por entidades esportivas internacionais.