Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Joshua Cheptegei quebra recorde mundial dos 5k:12min51s

O corredor ugandês Joshua Cheptegei quebrou o recorde mundial de 5k, em uma prova disputada em Mônaco neste domingo. O atleta africano completou a distância em 12min51s, em sua primeira corrida da temporada, com 27 segundos de diferença do recorde anterior estabelecido por Rhonex Kipruto.

“Eu tinha o sub-13 minutos na minha mente hoje, então quando minhas pernas pareceram estar boas durante a corrida eu realmente decidi fazer isso. Tirar muitos segundos desse recorde me faz muito feliz e é um bom primeiro teste para mim em uma temporada importante”, comemorou o africano.

Para quebrar o recorde, Cheptegei fez o primeiro km em 2min31s, baixou o ritmo para 2min35s, 2min36s e 2min35s nos três quilômetros seguintes, respectivamente, e fechou a prova correndo para 2min32s.

A marca obtida pelo ugandense é a mais rápida da história para os 5 k na rua, assim como é melhor do que o tempo mais rápido de 5.000 m registrado em pista em 2019 (12min52s98, do etíope Telahun Haile Bekele).

Atrás do recordista mundial, Jimmy Gressier, da França terminou a corrida em 13min18s quebrando o recorde europeu e conquistando a segunda colocação do evento. A campeã na categoria feminina foi a francesa Liv Westphal que terminou a prova em 15min31s quebrando também o recorde nacional.

Além do recode, Joshua Cheptegei tem no currículo as medalhas de ouro da prova de 10 km do Campeonato Mundial de Cross-Country e dos 10.000 m de pista do Campeonato Mundial de atletismo de Doha. As duas competições foram disputadas no ano passado.

Leia mais

Ugandês Joshua Cheptegei quebra recorde mundial dos 10 km em Valência

Cheptegei bate recorde de 15 km e faz uma média de 2min44s a cada 1.000 metros

15 fatos que marcaram a corrida em 2019

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!