Kenenisa Bekele anuncia disputa com Kipchoge por título da Maratona de Londres

Atualizado em 17 de janeiro de 2020
Mais em Notícias

O etíope Kenenisa Bekele, segundo maratonista mais rápido da história, confirmou que enfrentará Eliud Kipchoge na Maratona de Londres, que celebra sua 40ª edição em 26 de abril. Os atletas já se encontraram quatro vezes em maratonas, incluindo duas vezes em Londres – 2016 e 2018 – com Kipchoge levando a melhor em todas participações.

“Estou ansioso para correr contra Eliud mais uma vez”, disse Bekele em entrevista à imprensa. “Tivemos grandes batalhas ao longo dos anos. Ele é um atleta especial que provou isso novamente com suas magníficas conquistas no ano passado”, completou.

A confirmação de Bekele em Londres foi anunciada um mês após a confirmação de Kipchoge. Junto deles estão garantidos na prova o terceiro e quarto homens mais rápidos da história na maratona – os etíopes Birhanu Legese e Mosinet Geremew – além de Mule Wasihun que completou o pódio da última edição.

O queniano Eliud Kipchoge, que estabeleceu o recorde mundial de 2h01min39s na Maratona de Berlim de 2018, e o etíope Kenenisa Bekele, que ficou a apenas dois segundos do recorde, em Berlim em 2019, com 2h01min41s, são os únicos homens a quebrar a barreira de 2h02min em uma maratona.

Em outubro de 2019, Kipchoge finalizou a distância de 42,195 quilômetros em 1h59min40s, no desafio Ineos 1h59 que aconteceu em Viena, e tornou-se a primeira pessoa a correr a distância da maratona em menos de duas horas.

“Sinto que minha vitória em Berlim provou que ainda sou capaz de vencer as maiores corridas do mundo com tempo de elite mundial”, disse Bekele. “Estou realmente ansioso pelo que posso fazer em Londres”, completou.

Kipchoge ganhou 11 das 12 maratonas que disputou. Já Bekele, considerado um dos atletas de pista mais talentosos da história e com medalhas de ouro olímpicas e recordes mundiais nos 5.000m e 10.000m, sofreu com lesões depois de iniciar sua trajetória em maratonas.

O etíope venceu duas das sete maratonas mais rápidas da história, porém não conseguiu completar duas provas da distância. Em sua última participação em Londres, em 2018, atravessou a linha de chegada com 2h08min53s, ficando em sexto lugar, quatro minutos atrás de Kipchoge, que venceu o evento.

“Este é um confronto de dois dos maiores atletas que o mundo já viu e dois homens que já têm seus nomes nos livros de recordes. Estamos emocionados por termos conseguido fazer isso acontecer em Londres”, afirma Hugh Brasher, diretor de eventos da Maratona de Londres.

A Maratona de Londres tem sido historicamente a segunda maratona mais rápida elegível a recorde mundial, atrás de Berlim. Kipchoge possui o recorde do percurso com 2h02min37s.