DivulgaçãoFoto: Divulgação

Após teste badalado em Monza, Kipchoge mira recorde em Berlim

Atualizado em 12 de setembro de 2017
Mais em Notícias

26 segundos separaram Eliud Kipchoge de uma marca histórica. Em maio, o queniano registrou o tempo de 2h00min25 no Breaking2, projeto criado pela Nike para que um de seus atletas corresse 42 km abaixo de 2 horas. Quatro meses depois de bater na trave em Monza, ele volta suas atenções para a Maratona de Berlim, marcada para o dia 24 de setembro, com um objetivo definido: assumir o posto de recordista mundial em uma maratona.

“Eu quero o recorde mundial. É para isso que estou indo a Berlim”, afirmou, em entrevista à Runner’s World norte-americana. “Não quero dizer [se há uma meta estabelecida para o tempo], mas, desde que seja o recorde mundial, está bom.”

Para superar o compatriota Dennis Kimetto, atual recordista mundial nos 42 km, Kipchoge precisa correr abaixo de 2h02min57. Até hoje, sua melhor marca oficial é 2h03min05. O Breaking2 não foi considerado pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) como uma competição oficial, já que o local escolhido pela Nike reunia diversos fatores que tornariam a corrida mais fácil.

 

 

Kipchoge ficou 30 dias longe da corrida após o Breaking 2, projeto para o qual se preparou durante sete meses. Aproveitou para dar atenção a amigos e familiares e recebeu muitas massagens nesse período. As caminhadas serviram para que os músculos, pouco a pouco, se recuperassem do desgaste sofrido no autódromo italiano.

“Eu provei para mim e para o mundo que qualquer humano pode ir além de qualquer limitação quando realmente se concentra e ama o esporte. Foi realmente difícil mental e fisicamente”, acrescentou.

Ser o mais rápido na capital alemã não é uma novidade para Kipchoge. Em 2015, ele terminou com os pés ensanguentados, mas subiu ao lugar mais alto do pódio ao concluir a prova em 2h04min00.