Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Londres cancela participação de amadores, mas mantém Kipchoge vs Bekele

Foto: Shutterstock

Uma das mais tradicionais provas do calendário mundial, a Maratona de Londres não terá a participação de amadores no evento programado para 4 de outubro. A organização da corrida anunciou sua realização apenas para atletas profissionais, com o duelo entre Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele como destaque.

Londres foi a última prova das seis que integram o grupo das Major Marathons a sofrer com os impactos da pandemia de Covid-19. Em março, a Maratona de Tóquio adotou a mesma estratégia, cancelando a participação de amadores a poucos dias do evento e realizando a disputa apenas para a elite.

Já as Maratonas de Boston, Nova York, Chicago e Berlim, foram canceladas. Boston, assim como Londres, chegou a remanejar sua data (ambas estavam programadas originalmente para abril), mas meses depois cancelou o evento pela primeira vez em 124 anos.

“Estou triste em anunciar que não poderemos realizar a Maratona de Londres da forma como ela ocorre desde 1981. A segurança e a saúde de nossos atletas, doadores, patrocinadores, voluntários, médicos e cidade são sempre nossa prioridade”, diz o comunicado emitido assinado pelo diretor da prova, Hugh Brasher.

Quando alterou sua data de abril para outubro, a Maratona de Londres já havia abertos aos participantes a opção de transferir suas inscrições para o próximo ano. Agora, os atletas podem escolher utilizar sua vaga na prova de 2021, 2022 ou 2023 sem custos adicionais. A organização da prova anunciou ainda que fará uma versão virtual da Maratona de Londres em 4 de outubro.

Kipchoge vs Bekele

Além da participação de mais de 40 mil corredores amadores, a Maratona de Londres tinha como atração em 2020 a disputa entre Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele, dois dos maiores maratonistas da história. O duelo ainda ocorrerá, mas em um percurso diferente do programado originalmente.

A prova dos atletas profissionais em Londres será disputada com voltas em um circuito montado no Saint James Park, próximo ao Palácio de Buckingham, sem a presença de público. Os detalhes do trajeto e o número de voltas no percurso ainda não foram divulgados.

Na prova feminina profissional, a principal atração da Maratona de Londres é a recordista mundial Brigid Kosgei.

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!