Reprodução/InstagramFoto: Reprodução/Instagram

Lucy, a chihuahua que perdeu peso com treino e dieta

Atualizado em 15 de janeiro de 2019
Mais em Notícias

A história de Lucy pode servir de inspiração e motivação para muitas pessoas, principalmente quando o propósito é conseguir perder os quilinhos a mais. Não somente com o auxílio da esteira, a cadela também teve uma mudança na alimentação para conseguir emagrecer.

Jen Chemel adotou Lucy em março de 2015, quando a chihuahua ainda era um filhote, mas pesava cerca de 10 kg, acima da média para um animal de seu porte. 

A justificativa é que Lucy ficava muito ansiosa no abrigo, antes de ser adotada. Para acalmá-la, a equipe do abrigo sempre mimava a cadela com outras guloseimas. Quando perceberam, Lucy já estava com uns quilinhos a mais.

Por conta do seu peso extra, Lucy não gostava muito de andar e não ia muito além da borda do estacionamento do abrigo. Assim como nos humanos, a falta de atividade física e a alimentação pouco saudável deixaram o animal com quase 12 kg.

O abrigo começou a limitar suas refeições, além de colocá-la para participar de um quadro de perda de peso de um programa veterinário da TV local. Parte do acordo que envolveu a adoção da cachorrinha por Chemel era manter o “projeto saudável” de Lucy.

O animal iniciou uma dieta de 300 calorias diárias, e passou a frequentar uma academia — que é exatamente como um parque para cães, mas coberto.

Ela iniciou os exercícios com caminhadas em esteira até perder algum peso e progredir para uma corrida leve uma vez por semana, com duração de 15 a 20 minutos.

O filhote descobriu a esteira rapidamente, especialmente quando percebeu que sua recompensa era um biscoito de baixa caloria. Não demorou muito para que suas perninhas suportassem um ritmo de 5 km/h (o equivalente a um pace de 12 min/km).

https://www.instagram.com/p/3xLbCuHqmP/

Depois que Lucy emagreceu a ponto de se sentir mais confortável andando, ela e Chemel começaram a andar e correr na vizinhança, aumentando um quarteirão aos poucos.

Além de seu treinamento em esteira, eles também faziam algumas longas caminhadas por semana, cerca de 2 ou 3 km de cada vez. A dupla também incorporou exercícios de montanha e começaram a correm ao redor do parque de cachorros.

O abrigo local do qual ela foi adotada promove uma prova de 5 km todos os anos, e Lucy estava pronta para estrear na distância

 

 

Dali em diante, Lucy, que agora tem 6 anos e pesa menos que 8 kg, participou de algumas outras provas. Chemel faz questão de escolher as que aceitam cães, e ainda matriculou a chihuahua em aulas de socialização para cães.

https://www.instagram.com/p/BZPlQrhA6Wf/