La GacetaFoto: La Gaceta

A história de Maratón, o cachorro que correu 42km na Argentina

Atualizado em 24 de julho de 2017
Mais em Notícias

A história parece simples, mas não é. Um cachorro fugiu da casa onde vivia em um domingo comum, em Tucumán, no noroeste da Argentina, para dar um dos passeios aos quais estava acostumado. No entanto, foi surpreendido pela Maratona da Independência, competição que acontecia no dia pela província. Neste momento, decidiu seguir um corredor desconhecido, e acabou indo no seu ritmo até o final da prova: completando os 42km do evento.

Após acabar a prova, todos queriam saber a história daquele cachorro corredor de longas distâncias. O prefeito da cidade, Germán Alfaro, ainda reconheceu o animal como vencedor da corrida. Ele foi, então, batizado como “Maratón”.

Apesar da situação comovente, um veterinário levou o cão depois da condecoração para fazer a verificação de parasitas e aplicar as vacinas necessárias.

 

 

Ao ver as imagens na televisão, a dona da casa de onde o cachorro iniciou sua aventura contatou o departamento de Higiene Urbana da cidade e recolheu o cão, agora livre de parasitas e reconhecido como maratonista.

Descobriu-se, então, que o nome real de Maratón era “Cíclope” e, embora não tivesse uma moradia fixa, estava sob os cuidados de Gabriela Aguilar, uma jovem veterinária da região. Gabriela o colocou para adoção, mas, até então, não havia encontrado um dono adequado. Por isso, acabou devolvendo-o aos seus primeiros donos, Pedro e Luis, dois meninos moradores de rua – agora, eles andam acompanhados de seu cachorro corredor pelo centro da cidade.

*Matéria publicada originalmente no site Atletas.info