Organização adia Maratona de Boston para setembro por coronavírus

Atualizado em 13 de março de 2020
Mais em Notícias

Segunda maratona mais antiga do mundo e uma das seis majors do calendário, a Maratona de Boston, originalmente marcada para 20 de abril, entrou para lista de provas afetadas pela pandemia de coronavírus. Nesta sexta-feira, a organização anunciou o adiamento da 124ª edição do evento para 14 de setembro – é a primeira vez em 124 anos que a prova precisou ser cancelada ou reagendada.

Segundo a organização, atletas inscritos na prova e voluntários receberão mais informações nos próximos dias.

Nos EUA, são mais de mil casos positivos de coronavírus e a cidade com maior número de casos confirmados no país é Nova York, que está a 338 km de Boston. O governo federal, no entanto, restringiu a entrada de estrangeiros vindos da área de livre circulação da Europa e diversos eventos esportivos e culturais já haviam sido cancelados ou suspensos, entre eles temporada da NBA.

“Nós entendemos nosso papel, juntamente a nossos parceiros, em garantir um ambiente seguro para todos os participantes, voluntários, espectadores e apoiadores, de acordo com os padrões estabelecidos pelas autoridades”, disse o presidente da Boston Athletic Association, organizadora da prova, Tom Grilk.

A prova em Boston estava marcada para 20 de abril, segunda-feira,  seis dias antes da 40ª edição da Maratona de Londres. A prova na capital inglesa é a terceira major do calendário e também pode ser afetada – Tóquio, que abre o calendário das principais maratonas do mundo, cancelou a participação dos amadores por causa do coronavírus e fez a prova apenas para profissionais.

No momento, os organizadores da prova inglesa dizem que estão monitorando a situação e que a Maratona de Londres segue confirmada com a presença dos maiores atletas do mundo, como o recordista mundial de Maratonas, Eliud Kipchoge.

Esta semana a Meia Maratona de Nova York, que seria realizada também neste domingo, foi cancelada e a 30ª edição da Maratona de Lisboa, marcada para dia 22 de março, foi adiada para o dia 6 setembro.

“A missão da B.A.A. em promover a saúde através do esporte, especialmente a corrida, guiou a organização por mais de um século. Em colaboração com nossos parceiros, estamos ansiosos para receber o mundo em Boston em setembro para a realização da 124ª Maratona de Boston”, afirmou o Grilk.