Maratona de Boston divulga tempo de corte para 2020

Atualizado em 27 de setembro de 2019
Mais em Notícias

Conseguir uma vaga na Maratona de Boston foi ainda mais difícil para a edição de 2020 da prova. A organização da prova anunciou que o tempo de corte para ter a classificação ratificada foi 1min39s abaixo do índice, que já estava mais duro do que nos anos anteriores. Os atletas aceitos já receberam a confirmação ou devem recebê-la nos próximos dias.

Por causa do alto número de atletas interessados anualmente em fazer a Maratona de Boston, a segunda mais antiga do mundo, endureceu os índices mínimos de classificação em cinco minutos para todas as faixas etárias e sexos este ano, e aumentou em 1.500 o número total de vagas.

Isto não foi suficiente, no entanto, para mais de 10% dos atletas que tentaram entrar na prova. Dos 27.288 atletas que comprovaram ter os índices exigidos, 3.161 acabaram sem vaga pois havia atletas mais rápidos em suas faixas de participação.

A 124ª edição da Maratona de Boston contará com atletas de 112 países, além dos 50 estados norte-americanos.

Dos 24.127 atletas classificados para a Maratona de Boston 2020:

  • 4.051 corredores se inscreveram com tempos pelo menos 20 minutos mais rápidos do que o índices;
  • 6.772, com tempos 10 minutos mais rápidos que o mínimo exigido;
  • 6.948,  com marcas 5 minutos mais rápidas do que os índices;
  • 5.885, com tempo  entre 1min39 e 5 min mais rápidos que os índices;

Além disso, 471 corredores foram aceitos na prova, sem a necessidade de comprovação de índice, por já terem concluído dez ou mais Maratonas de Boston consecutivas.

Há também 290 atletas paralímpicos na lista de largada , além de vagas reservadas para atletas que compram pacotes turísticos, já com a inscrição, e corredores que arrecadam grandes quantias em ações beneficentes. No total, a prova conta com 31.500 participantes.

“Todos os anos, a Maratona de Boston reúne participantes de todo o mundo em busca da excelência atlética”, disse Tom Grilk, CEO da Boston Athletic Association, entidade organizadora da prova. “Para muitos, conquistar um lugar na linha de partida em Hopkinton é o auge de suas aspirações. Celebramos aqueles que se juntarão a nós no próximo mês de abril e também reconhecemos e aplaudimos os muitos corredores que demonstraram interesse em fazer parte da corrida de 2020. Agradecemos a toda a comunidade de corredores e esperamos ansiosamente a 124ª edição memorável da Maratona de Boston”, completou.