@akronmarathonFoto: @akronmarathon

Maratona nos EUA cria área exclusiva para torcedores com necessidades sensoriais

Atualizado em 01 de outubro de 2019
Mais em Notícias

Com o objetivo de se tornar mais inclusiva, a Maratona de Akron, nos Estados Unidos, criou uma área de espectadores exclusiva para pessoas com necessidades sensoriais especiais. A ideia partiu de um casal, participante do comitê organizador, que possui um filho com autismo e que nunca tinha assistido aos pais correrem por causa da sobrecarga de estímulos nos dias de prova.

A deficiência sensorial acontece quando há um não-funcionamento, total ou parcial, de algum dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar) do corpo. Autismo, transtorno de estresse pós-traumático, Parkinson e demência de início precoce são alguns dos tipos mais comuns de doenças que apresentam estes sintomas.

Para permitir que pessoas com necessidade sensorial especial acompanhassem a prova no fim de semana, a Maratona de Akron, que arrecada fundos para o hospital infantil local, criou uma área exclusiva e colocou à disposição kits de auxílio, compostos por fones de ouvido canceladores de ruído, cartões de sinalização verbal e almofadas de colo, entre outros itens.

Funcionários e voluntários foram treinados para atuar no espaço e auxiliarem os espectadores, inclusive em casos de sobrecarga sensorial, e até um aplicativo para facilitar o acesso e locomoção dos espectadores com necessidades sensoriais especiais foi criado.

“Foi tão fácil executar isso, e eu encorajaria qualquer corrida a abraçar essa oportunidade. Queremos fazer o que é certo em termos de inclusão, e espero que outras corridas sigam o exemplo. A inclusão sensorial é grande em eventos como MLB, NFL e até luta livre, então por que não a indústria de corrida também?”, disse Anne Bitong, cofundadora da da KultureCity, entidade que implementou as ações para a Maratona de Akron, à revista norte-americana Runner’s.

A prova contou com 15 mil participantes em três eventos, maratona, meia-maratona e revezamento, e arrecadou fundos para o Hospital Infantil de Akron.

Confira algumas fotos publicadas pela Maratona de Akron no Instagram

https://www.instagram.com/p/B2_rRj6nDrN/

https://www.instagram.com/p/B3AyykPnKXr/

https://www.instagram.com/p/B29DlzXHGV0/