Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Maratona nos EUA cria área exclusiva para torcedores com necessidades sensoriais

Foto: @akronmarathon

Com o objetivo de se tornar mais inclusiva, a Maratona de Akron, nos Estados Unidos, criou uma área de espectadores exclusiva para pessoas com necessidades sensoriais especiais. A ideia partiu de um casal, participante do comitê organizador, que possui um filho com autismo e que nunca tinha assistido aos pais correrem por causa da sobrecarga de estímulos nos dias de prova.

A deficiência sensorial acontece quando há um não-funcionamento, total ou parcial, de algum dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar) do corpo. Autismo, transtorno de estresse pós-traumático, Parkinson e demência de início precoce são alguns dos tipos mais comuns de doenças que apresentam estes sintomas.

Para permitir que pessoas com necessidade sensorial especial acompanhassem a prova no fim de semana, a Maratona de Akron, que arrecada fundos para o hospital infantil local, criou uma área exclusiva e colocou à disposição kits de auxílio, compostos por fones de ouvido canceladores de ruído, cartões de sinalização verbal e almofadas de colo, entre outros itens.

Leia mais

Aos 71 anos, atleta quebra recorde mundial de meia maratona com 1h37min

“Pace”, “coelho” e “fartlek”: o dicionário do corredor

Corrida infantil: filho de corredor de rua, corredorzinho é!

Funcionários e voluntários foram treinados para atuar no espaço e auxiliarem os espectadores, inclusive em casos de sobrecarga sensorial, e até um aplicativo para facilitar o acesso e locomoção dos espectadores com necessidades sensoriais especiais foi criado.

“Foi tão fácil executar isso, e eu encorajaria qualquer corrida a abraçar essa oportunidade. Queremos fazer o que é certo em termos de inclusão, e espero que outras corridas sigam o exemplo. A inclusão sensorial é grande em eventos como MLB, NFL e até luta livre, então por que não a indústria de corrida também?”, disse Anne Bitong, cofundadora da da KultureCity, entidade que implementou as ações para a Maratona de Akron, à revista norte-americana Runner’s.

A prova contou com 15 mil participantes em três eventos, maratona, meia-maratona e revezamento, e arrecadou fundos para o Hospital Infantil de Akron.

Confira algumas fotos publicadas pela Maratona de Akron no Instagram

View this post on Instagram

Congratulations to everyone who ran the FirstEnergy Akron Marathon, Half Marathon & Team Relay yesterday, the marquee event of the @akronchildrens Akron Marathon Race Series! THANK YOU to FirstEnergy, Akron Children's Hospital, @stanhywet, Akron METRO Regional Transit Authority, all our sponsors, City of Akron, Ohio – Mayor's Office, @akronpolice, @akronfiredept. City of Akron employees, committee members, volunteers, spectators & runners for an amazing race day! 💙🌈 From the Health & Fitness Expo & Kids Fun Run on Friday to the energy inside both Stan Hywet Hall & Gardens & Canal Park Stadium, it was truly the best weekend in Akron! #runAkron #ACHero #MoreThanMiles

A post shared by Akron Marathon Race Series (@akronmarathon) on

 

 

Clube O2

Já garantiu sua Jaqueta do Clube O2?

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!