Brasileiros fazem 'Maratona de Boston virtual' para arrecadar fundos contra covid-19

Atualizado em 23 de abril de 2020
Mais em Notícias

Nesta segunda-feira, 20 de abril, seria realizada a 124ª edição da Maratona de Boston, adiada para 14 de setembro por conta da pandemia de coronavírus. No entanto, dois brasileiros que estavam classificados para o evento e se preparavam para correr a prova resolveram fazer uma Maratona de Boston virtual, promovendo a solidariedade e arrecadando fundos para ajudar pessoas afetadas pela pandemia.

A catarinense Marjorie Barcelos e o paulista Marco Jafet correram na esteira os 42,195 km que encarariam nas ruas de Boston. Ela em Florianópolis. Ele em São Paulo. Em comum, além de estarem classificados para a prova, o objetivo de levantar doações.

Marjorie começou sua corrida às 11h (de Brasília), horário que ocorreria a largada em Boston, e pediu contribuições por meio de uma plataforma online, com doações mínimas de R$ 15. A catarinense arrecadou aproximadamente R$ 800, que serão utilizados no auxílio de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ela completou a distância em 2h57min17s (pace de 4min12s/km) – toda a corrida foi transmitida ao vivo pelo Instagram da atleta.

“Eu quero agradecer muito todo mundo que ajudou, todo mundo que contribuiu com dinheiro ou com força e pensamento positivo. Sei que estamos numa situação não tão fácil, nem todos podem doar, mas quem pode, obrigada”, agradeceu a atleta que pretende ajudar um asilo com o dinheiro arrecadado. “Estou com dor, fazia tempo que não corria uma maratona. Mas foi muito gostoso e estou muito feliz”, completa.

https://www.instagram.com/p/B_GTzUcnb4P/

Já o nutricionista Marco Jafet, que também se preparava para Maratona de Boston, encarou o desafio em uma academia em São Paulo. Ele correu durante a tarde do Brasil e arrecadou 420 cestas básicas para as instituições, Projeto Arrastão e Make Them Smile – no total, mais de 6 toneladas de alimentos foram doadas no desafio do paulista, que também transmitiu sua corrida ao vivo.

“Dia 20/04/20 estará eternamente guardado em meu coração. Vocês me proporcionaram um momento épico, me senti cruzando a linha de chegada, exatamente do jeito que imaginei, entrando na Boylston Street emocionado, com 110% de entrega e com um sorriso no rosto por ter finalizado um ciclo muito especial”, celebrou.

https://www.instagram.com/p/B_P3c5kHZDk/

Como a segunda-feira era a data original da prova, havia rumores de que alguns corredores correriam pelo percurso da prova, mesmo sem sua realização. A Maratona de Boston emitiu um comunicado oficial pedindo para que os atletas não fizessem isso e permanecem em casa, respeitando as medidas de isolamento social.

“Pela primeira vez na história da maratona de Boston, pedimos que qualquer pessoa que esteja pensando em fazer o percurso da maratona de Boston esta semana fique em casa, siga as diretrizes de distanciamento social e ajude a achatar a curva.”