Tudo o que você precisa saber sobre a Maratona de Boston de 2018

Atualizado em 16 de abril de 2018
Mais em Notícias

Nesta segunda-feira (16), a partir das 8h32 (horário de Brasília), cerca de 30 mil corredores de 109 países participarão da 122ª edição da Maratona de Boston, uma das seis provas mais prestigiadas do planeta. Segunda maratona mais antiga do mundo –atrás apenas da prova disputada nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896 –, a major norte-americana terá seus atuais campeões, Edna Kiplagat e Geoffrey Kirui, retornando à cidade para a defesa de seus títulos.

O Ativo elenca para você alguns destaques e curiosidades da prova.

Horário

As mulheres da elite largam às 8h32 (horário de Brasília); homens do pelotão profissional começam suas participações 28 minutos depois.

Como assistir

As emissoras Boston CBS e NBC Sports oferecem live streams. As mulheres largam às 8h32 (horário de Brasília); homens iniciam suas participações 28 minutos depois.

 

 

Principais nomes

Seis campeões de edições anteriores, 23 atletas olímpicos e 17 dos melhores corredores dos Estados Unidos estarão entre os competidores da Maratona de Boston. Ao todo, são 14 medalhistas olímpicos e de campeonatos mundiais da IAAF.

O queniano Geoffrey Kirui, atual campeão, e os etíopes Lelisa Desisa, Lemi Berhanu e Tamirat Tola despontam como favoritos na categoria masculina. Tola, por sinal, vem de uma marca expressiva obtida em Dubai no ano passado: 2h04min11s. O norte-americano Galen Rupp, vencedor da última Maratona de Chicago, é a maior esperança do público local.

Entre as mulheres, as etíopes Aselefech Mergia (cujo melhor tempo é 2h19min31) e Buzunesh Deba (2h19min59) e a norte-americana Deena Kastor (2h19min36s) têm os tempos mais velozes, além da queniana Edna Kiplagat (2h19min50), atual campeã. Quem também chega com prestígio é Shalane Flanagan, atleta da casa e vencedora da Maratona de Nova York do ano passado.

Dos quase 30 mil participantes, são 16.488 homens e 13.337 mulheres.

Premiação da Maratona de Boston

Boston é a segunda maratona que melhor paga os atletas, atrás apenas de Dubai. O vencedor leva 150 mil dólares (cerca de R$ 510 mil).

Curiosidade

Um eventual recorde atingido na Maratona de Boston não será homologado pela IAAF. De acordo com a entidade, a prova não segue alguns critérios. A distância entre a largada e a chegada tem que ter no máximo 21 km em linha reta. E a altimetria não pode ter mais de 20 metros de variação. Em Boston, o percurso é recheado de inclinações.