Polêmica sexista em maratona belga termina em arrependimento dos organizadores

Atualizado em 03 de outubro de 2017
Mais em Notícias

Por que mulheres não recebem os mesmos prêmios que os homens em eventos esportivos? A polêmica permeia o mundo do tênis há vários anos e, no último fim de semana, chegou ao atletismo.

Os organizadores da Maratona de Bruxelas decidiram nesta segunda-feira que repassariam os mesmos valores aos vencedores das categorias masculina e feminina. A decisão aconteceu após a divulgação de uma foto em que o vencedor posa com um cheque de 1.000 euros, enquanto a mais rápida entre as mulheres aparece com prêmio mais modesto: 300 euros.

O queniano Stephen Kiplagat venceu a prova em 2h11min44s. Já a belga Christelle Lemaire percorreu os 42.195 km em 3h10min42s.

Bianca Debaets, da Secretaria de Estado para a Igualdade de Oportunidades em Bruxelas, questionou a diferença de valores entre homens e mulheres em algumas modalidades. Segundo ela, jogadores de futebol “ganham em uma tarde o que as mulheres recebem em um ano”.

 

 

“O hiato salarial entre homens e mulheres não é tão evidente em nenhum outro setor como é em certos esportes”, afirmou Debaets ao jornal belga Le Soir.

Debaets ganhou o reforço de uma deputada federal belga na discussão. Catherine Fonck escreveu a situação como “surreal” e lamentou que o episódio tenha acontecido “no coração da capital europeia” – a cidade é considerada como a capital da União Europeia.

Gert Van Goolen, diretor de comunicação da agência organizadora da Maratona de Bruxelas, justificou que a categoria masculina contava com a presença de atletas profissionais, o que não ocorria entre as mulheres.

“Para fazer com que nossa capital tenha uma maratona de alto nível, tentamos atrair atletas internacionais e isso só pode ser feito através de um prêmio econômico mais atraente que o de uma competição amadora”, declarou Van Goolen.