Maratona de Londres: a despedida de Radcliffe

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A Maratona de Londres, que rolou no último domingo (26 de abril), foi repleta de emoções. Mas além da vitória de Eliud Kipchoge sobre Wilson Kipsang com apenas 5s de diferença para o compatriota queniano, um dos pontos principais da corrida foi a aposentadoria de Paula Radcliffe, corredora britânica que fez sua última prova como profissional em Londres.

Apesar de ser a recordista mundial desta maratona (graças à marca de 2h15min25s que conquistou em 2003), Radcliffe fez o trajeto longe das competidoras de elite, correndo ao lado dos amadores que participaram da prova. Veja um vídeo da atleta dando suas passadas ao lado dos homens:

Sem preparação específica para a prova, a maratonista agora aposentada concluiu a Maratona de Londres em 2h36min55s. Para os organizadores da prova, ela admitiu que começou muito forte, mesmo sem estar pronta para isso. Ela completou os primeiros 10 km do trajeto entre as 30 primeiras mulheres. Depois, por conta de toda emoção que sentiu durante a corrida, diminuiu o ritmo. “Eu queria que essa corrida durasse para sempre. Eu só queria aproveitar aquele momento. Cada vez que tentei desacelerar, a multidão que assistia a prova me incentivava para que eu continuasse firme”, afirmou para a organização do evento. Sua primeira metade da prova foi concluída em 1h17min03s e a segunda em 1h19min53s.

Ao longo do trajeto, ela usou óculos escuros para esconder a emoção. Mas ao cruzar a linha de chegada, quando foi recebida por sua família, não se conteve e caiu no choro, agradecendo todo o incentivo do público.

E Radcliffe não vai abandonar as passadas. “Não vou largar a corrida”, disse, ainda, Radcliffe. “Eu sou sortuda por ter tido uma carreira que também é o meu hobby. E este não é o fim. Eu sempre corri e eu vou continuar a correr. Só não mais de forma competitiva.”

A lenda em números
Paula Radcliffe deixou números incríveis na história da corrida de rua durante sua carreira:

2h15min25s: esse é o recorde mundial feminino em maratonas, conquistado em Londres em 2003.
12: são os anos que essa marca é mantida como recorde, o que mostra a grande diferença estabelecida para suas concorrentes. Além disso, a marca ainda deve se manter por algum tempo, já que o segundo melhor recorde está quase dois minutos acima.
7: são as World Marathon Majors que ela ganhou em sua carreira: Londres em 2002, 2003 e 2005; Nova York em 2002; e Chicago, em 2004, 2007 e 2008.
2: são os mundiais de cross que ganhou, em 2001 e 2002.
10 km: nessa distância ela também estabeleceu a melhor marca europeia, embora esse feito tenha durado muito menos do que a sua marca na maratona.
3: os anos que passou sem competir por uma lesão que a deixou fora dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e ameaçou impedi-la de voltar a correr.
1: o Campeonato Mundial da Maratona que ela ganhou em Helsinque (República da Finlândia) em 2005 com o tempo de 2h20min57s.
3: as vezes que foi campeã do mundo em meia-maratona: 2000, 2001 e 2003.
0: o número de medalhas olímpicas que conseguiu. Os Jogos Olímpicos foram a sua grande pendência na carreira, já que entre maratona e 10 km sua melhor posição foi um quinto lugar, apesar de sempre ser candidata ao ouro.
41: os anos que têm agora, no momento de sua aposentadoria.
2h36min55s: a sua última marca em uma maratona. Apesar de estar longe de seu melhor tempo, ainda é uma marca que permitiria que ela se classificasse para os próximos Jogos Olímpicos, apesar de sua idade. É um sinal da sua qualidade como corredora.

Assista ao vídeo de quando Radcliffe estabeleceu o atual recorde mundial da maratona:

(Fonte: atletas.info, site parceiro na Argentina)