Maratona de Paris gera 5 KWh de energia

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

Os corredores que disputaram a Maratona de Paris, no último dia 6, conseguiram gerar cinco KWh (kilowatts-hora) de energia limpa, informou a organização da prova. A quantidade é um pouco abaixo da meta: organizadores esperavam acumular sete KWh.

De acordo com comunicado da maratona, a quantidade de energia é suficiente para alimentar um smartphone moderno por dois anos.

A energia foi gerada por meio de um sistema que transformava as pisada dos 40 mil maratonistas da prova em eletricidade. O dispositivo foi implantado após uma parceria entre a patrocinadora da maratona Schneider Electric e a empresa de soluções de energia “verde” PaveGen.

Com pneus reciclados, a PaveGen inventou uma espécie de azulejo que absorve a energia cinética dos passos dos corredores e recarrega baterias. Cada pisada no sistema é capaz de gerar oito watts de energia.

Mesmo sem atingir a meta, a Schneider Eletric doou os 60 mil euros que havia prometido. A instituição francesa Habitat et Humanisme, que ajuda pessoas desabrigadas, foi a beneficiada.