Maratona de Nova York abre inscrições para sorteio de vagas de 50ª edição

Atualizado em 31 de janeiro de 2020
Mais em Notícias

A Maratona de Nova York abriu nesta quinta-feira as inscrições para o sorteio de vagas para a próxima edição. Considerada por muitos a principal prova do mundo, a corrida, marcada para 1º de novembro, completa 50 anos em 2020 e por isso a concorrência por uma vaga pode ser ainda maior do que nas últimas temporadas.

As inscrições para o sorteio da Maratona de Nova York ficam abertas até 13 de fevereiro e devem ser feitas pelo site oficial da prova – 0 resultado será anunciado em 26 de fevereiro.

A participação no sorteio de vagas é gratuita, mas o custo de inscrição da prova é cobrado automaticamente dos sorteados. Para não residentes dos Estados Unidos, o valor é de 358 dólares.

Anualmente, mais de 100 mil pessoas se candidatam a uma vaga na Maratona de Nova York (ano passado foram 117 mil), que conta com pouco mais de 50 mil atletas. Desses, a maioria é selecionada através do sorteio de vagas.

É possível garantir participação da prova, no entanto, também através de índice classificatório (as vagas já se esgotaram), da compra de pacotes turísticos ou da doação para instituições de caridade parceiras da prova.

Para este ano, a organização da Maratona de Nova York também abriu previamente uma primeira fase de inscrições nos dois dias (50 horas) seguintes à edição de 2019, com apenas 50 vagas – quase 80 mil se inscreveram. Os atletas que tentaram garantir a vaga neste sistema e não conseguiram foram alocados automaticamente no sorteio.

Na edição de 2019, aproximadamente 50 mil corredores cruzaram a linha de chegada, dos quais 842 eram brasileiros. Geoffrey Kamworor e Joyciline Jepkosgei, ambos quenianos e recordistas mundiais de meia-maratona, venceram a prova. Kamworor completou em 2h08min13s. Jepkosgei, em 2h22min38s.