O2Foto: O2

Maratona de Tóquio: 35 mil atletas e Kipsang em busca do recorde

Atualizado em 21 de fevereiro de 2018
Mais em Notícias

A Maratona de Tóquio já nasceu grande. Onze anos atrás, na primeira edição da prova, 25 mil pessoas se inscreveram para a maratona e outras 5 mil para o percurso de 10k. Às 21h10 (de Brasília) do sábado, a corrida de rua mais importante do Japão chega à sua 12ª edição, com 35 mil participantes, entre eles o queniano Wilson Kipsang, que buscará o recorde mundial da prova.

Com um percurso recheado de pontes, palácios, torres e outras atrações turísticas, a Maratona de Tóquio é uma das mais concorridas do mundo para os amadores. Cada edição da prova nos anos anteriores teve mais de 300 mil pessoas buscando uma vaga nos 42 km.

Enquanto milhares de japoneses participam da categoria geral, 103 atletas de elite lutam pelas primeiras colocações na categoria masculina. O mais conhecido deles é o atual campeão: o queniano Wilson Kipsang. Em 2017, ele registrou o tempo mais rápido da história do evento (2h03min58s).

Neste ano, seu objetivo, além da vitória, é a quebra do recordem mundial da maratona. A melhor marca da prova é do também queniano Dennis Kimetto, que estabeleceu 2h02min57s na Maratona de Berlim de 2014, superando o recorde anterior do próprio Kipsang.

 

 

Seus principais adversários nas ruas japonesas serão os etíopes Tesfaye Abera, Feyisa Lilesa, Tsegaye Asefa, além do queniano Dickson Chumba. O mais rápido deles, Abera, tem como melhor marca da carreira 2h04min11s – registro 58s mais lento que o melhor já anotado por Kipsang.

Na categoria feminina, 63 corredoras de elite estão confirmadas. A etíope Ruti Aga, de 24 anos, é uma das mais cotadas para vencer. Na última edição da Maratona de Berlim do ano passado, ela marcou 2h20min41s – melhor tempo entre as participantes que estarão em Tóquio.

As também etíopes Shure Demise, Birhane Dibaba e as quenianas Cherotich Rionoripo e Helah Kiprop, cujos melhores tempos estão na casa das 2h21min, também figuram entre as favoritas.

Os vencedores da Maratona de Tóquio levam cerca de 100 mil dólares para casa (sem contar bonificações).