Maratonista, hoje é o seu dia

Atualizado em 04 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Hoje é o Dia do Maratonista. Seja você profissional ou amador, uma data para comemorar e já pensar nos próximos 42 km. O 7 de agosto também celebra o dia de nascimento do maratonista etíope Abebe Bikila (agosto de 1932), bicampeão olímpico, nas edições de Roma (1960) e Tóquio (1964), e também recordista mundial em ambos os Jogos. A data foi instituída após a morte do atleta africano, em 1973. Bikila também foi homenageado postumamente, em 2012, quando entrou para o Hall da Fama durante o centenário de fundação da IAAF (Federação Internacional de Atletismo). lincar

Abebe Bikila nasceu na vila de Jato, Etiópia, filho de um pastor de ovelhas, que saiu do interior para servir na guarda do presidente Hailé Salassiê na capital do país, Adis Abeba. Mesmo correndo desde garoto, Abebe chocou o mundo, aos 28 anos, ao vencer sua primeira maratona, quebrar o recorde mundial, com 2h15m16s. E o mais intrigante: descalço, já que os pares de tênis de sua patrocinadora não o deixaram confortável e ele queria demonstrar, com os pés descalços, a garra e a força do povo etíope.

Quatro anos depois, em Tóquio, o atleta foi bicampeão olímpico, mesmo após ter sido operado 40 dias antes da prova de apendicite aguda. Em 1969, um acidente de carro impediu que ele continuasse sua brilhante trajetória e o deixou paralítico. Em uma cadeira de rodas, Abebe Bikila morreu aos 41 anos, em 23 de outubro de 1973, de hemorragia cerebral.

Além da homenagem à Bikila, considerado o maior maratonista de todos os tempos, o Dia do Maratonista também reserva duas histórias curiosas, envolvendo grandes feitos de sul-americanos nesta categoria. Os argentinos Juan Carlos Zabala e Delfo Cabrera, do distrito de Santa Fé, venceram a Maratona Olímpica no mesmo dia dessa comemoração. Juan triunfou nos Jogos de Los Angeles, em 1932, enquanto Delfo repetiu a medalha de ouro para a Argentina em Londres, em 1948.