Marizete Moreira é bicampeã da Maratona de SP

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

A baiana radicada em Brasília Marizete Moreira dos Santos conquistou neste domingo o bicampeonato da Maratona Internacional de São Paulo, e manteve a hegemonia brasileira na categoria feminina, agora com 13 vitórias nacionais em 16 edições da prova.

No masculino, o queniano Stanley Biwott, de 23 anos, ficou a apenas 2 segundos do recorde da competição, que é do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, com 2h11min19s, desde 2002. A equipe do ativo.com acompanhou o evento e registrou as imagens dos competidores, que estarão disponíveis on-line em breve.

Com um bonito domingo de sol, a prova teve a sua primeira largada, para cadeirantes e handcycles, às 8h10, com 18 graus centígrados e 82% de umidade relativa do ar. A elite feminina saiu pontualmente às 8h22 e a elite masculina, atletas com outras deficiências, corredores de 10K e 25K e participantes da caminhada de 3K largaram às 8h58. No total, a 16ª edição do evento reuniu o número recorde de 20 mil inscritos.

Marizete Moreira e a queniana Margaret Okayo fizeram uma prova ritmada e, por isso, correram praticamente juntas o tempo todo, enquanto o pelotão dianteiro com a alagoana Marily dos Santos e as etíopes Debele Nega e Demse Mesfim saíram mais na frente, tentando quebrar o recorde feminino, de 2h36min07, de Maria Zeferina Baldaia, também de 2002.

Marily liderou a prova até o quilômetro 40, quando as dores no baço aumentaram e as câimbras nas coxas ficaram mais fortes. Com isso, ela teve de diminuir o ritmo, acabou ultrapassada, mas mostrou muita coragem para completar o percurso em quarto lugar e sair da pista no colo de um assistente médico para receber massagens e colocar bolsas de gelo nas pernas.

Marizete Moreira, Margaret Okaio e Adriana Aparecida da Silva ultrapassaram Marily praticamente na chegada e comemoraram muito o resultado. “Fiz uma prova conservadora pensando na vitória e não no recorde, principalmente porque a temperatura esquentou no decorrer da prova. Elas saíram muito forte na frente e eu tive paciência para fazer meu ritmo. Estou muito feliz com o bicampeonato”, disse Marizete, que reclamou de dores fortes nas pernas nos últimos metros de percurso. “Quando comecei ver o pelotão da frente no km 35, senti que era hora de usar toda a minha energia para tentar a vitória.”

Na categoria masculina, a grande expectativa era para a possível quebra do recorde de Vanderlei Cordeiro de Lima. Os favoritos contaram com ajuda de dois coelhos quenianos (Matthew Chemboy e Marc Korir), uma pequena adequação no percurso e o estímulo de um prêmio especial de R$ 20 mil oferecido pela nova marca.

“No final da prova, eu sabia que estava muito perto do recorde mas infelizmente não tive forças para dar um sprint. Apenas mantive o ritmo o que não foi suficiente”, lembrou Stanley, que se preparou nos últimos três meses para correr em São Paulo.

Biwott esteve sempre à frente da prova ao lado do brasileiro Gilberto Silvestre Lopes, que correu 21K, e de seus compatriotas Philip Kiplagat e de Jonathan Kipkorir, que era considerado o favorito por ter 2h07min31s no ano passado em Paris, além dos dois coelhos africanos (atletas contratados para forçar o ritmo de parte da prova). Kipkorir terminou em segundo lugar, enquanto Kiplagat ficou em terceiro.

Quem fez muita festa na chegada também foi Marcos Alexandre Elias, do Cruzeiro, que foi o brasileiro mais bem colocado na prova ao chegar em quarto lugar na maratona. “Corri pela primeira vez a prova inteira e posso dizer que foi preciso muita superação para alcançar este excelente resultado (no ano passado, ele foi um dos coelhos). Ser o primeiro brasileiro me enche de alegria e confiança para as próximas provas”, afirmou.

Todas as provas tiveram largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, passando logo no início pela Ponte Estaiada, um verdadeiro cartão-postal de São Paulo. A chegada da maratona e dos 10K foram perto do Obelisco do Ibirapuera, enquanto a prova de 25K terminou na Avenida Escola Politécnica¸ao lado do IPT. Já a caminhada de 3K teve a linha de chegada na própria Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Numa promoção por causa da Copa do Mundo da África do Sul, a maratona teve uma equipe de revezamento formada por ex-jogadores de futebol, como Zé Elias, Vampeta, Mauro Silva, Juninho, Caio Ribeiro, Palhinha, Paulo Sérgio, Djalminha, Ronaldão e Zetti.

Resultados Maratona

Masculino

1. Stanley Kipleting Biwott (QUE) – Nike – 2h11min21s
2. Jonathan Kipkorir Kosgei (QUE)- Nike – 2h12min13
3. Philip Kiplagat Biwott (QUE)- Nike – 2h14min08s
4. Marcos Alexandre Elias (BRA) – Cruzeiro – 2h19min45s
5. José Everaldo da Silva Mota (BRA)- Multsport – 2h21min30

Feminino

1. Marizete Moreira dos Santos (BRA) – Caso/Free Corner – 2h39min26s
2. Margaret Okayo (QUE) – Fila – 2h40min23s
3. Adriana Aparecida da Silva (BRA) – Pinheiros – 2h40min56s
4. Marily dos Santos (BRA)- Mizuno/Pojuca – 2h41min39s
5. Debele Wudnesh Nega (ETI)- Nike – 2h42min03s

Resultados 10k

Masculino
Ivanildo Dias de Souza (BRA) – Gatorade/Adidas – 31min52s

Feminino
Drielly Aparecida Nunes de Souza (BRA) – 4ºBPM – 39min14s

Resultados 25K

Masculino
Edivaldo Pereira de Souza (Branca Esportes) – 1h27m35s

Feminino
Ana Luiza Garcez (avulso) – 1h47m33s