As melhores provas do Brasil para correr antes de morrer

Atualizado em 28 de março de 2017
Mais em Notícias

São vários os fatores que diferenciam uma boa prova de uma nem tão boa assim: trajeto, local, logística para retirada do kit e o ambiente criado pelos organizadores e outros participantes durante o evento são apenas alguns deles. E com centenas de corridas espalhadas pelo País, selecionamos as melhores provas do Brasil para você colocar no calendário, se planejar e depois, orgulhosamente, adicionar a seu currículo de corredor.

Meia Maratona das Cataratas
Local: Foz do Iguaçu
Distâncias: 8 e 21km
Quando: junho
Site oficial


A prova ocorre dentro do Parque Nacional do Iguaçu, um Patrimônio Natural da Humanidade. E seus participantes são brindados durante o percurso com vista das Cataratas do Iguaçu, apontadas como uma das sete maravilhas mundiais da natureza. A área onde a corrida é disputada é de preservação ambiental, portanto com muito verde ao redor.

21k Noronha
Local: Fernando de Noronha
Distâncias: 8 e 21 km
Quando: novembro/dezembro
Site oficial


Quem gosta de unir turismo e corrida encontra nos 21k Noronha a prova perfeita. O percurso não é dos mais fáceis, já que mistura asfalto, praia e trilha, mas tudo é recompensando pela paisagem da paradisíaca ilha brasileira. Participar do evento requer planejamento – são poucas as inscrições já que o local conta com limite de visitantes para preservar a fauna e a flora.

Meia de Floripa
Local: Florianópolis
Distâncias: 5, 10 e 21km
Quando: junho
Site oficial


A Meia de Floripa entra facilmente na lista dos 21km mais charmosos do América do Sul, logo tem seu lugar entre as melhores provas do Brasil. Clima ameno, altimetria tranquila e as belezas da capital catarinense fazem deste evento um dos melhores do calendário nacional. Nessa prova, sócios do Clube O2 têm 15% de desconto na inscrição, personalização de camiseta e acesso à área VIP.

Maratona da Selva
Local: Alter do Chão
Distâncias: 42, 127 e 254 km
Quando: outubro
Site oficial

A Maratona da Selva é considerada uma das provas mais difíceis de todo o mundo. E não é à toa. No percurso, realizado sob forte calor e a alta umidade da floresta amazônica, há rios, pântanos e muitas subidas e descidas íngremes. Por isso, apenas força física não é suficiente para completar este evento, que pode ser feito em um, quatro ou seis dias dependendo da distância escolhida. É preciso também muito preparo mental.

Maratona do Rio
Local: Rio de Janeiro
Distâncias: 5, 21 e 42km
Quando: junho
Site oficial


A Maratona do Rio é uma das provas mais tradicionais do País e por conta disso suas inscrições costumam se esgotar rapidamente. A largada é no Recreio dos Bandeirantes e a chegada dos 42km, distância mais tradicional do evento, na Baía de Guanabara, depois de passar por quase toda a orla do Rio de Janeiro.

Asics Golden Run
Locais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte
Distância: 21k
Quando: ano todo
Site oficial
O Asics Golden Run é um prestigiado circuito de meias maratonas que conta com provas em algumas das principais capitais do País. Em 2017, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte recebem o evento, conhecido pela atenção aos detalhes desde a entrega dos kits até o desenho do percurso e a estrutura oferecida aos participantes. Sem dúvida, estão entre as melhores provas do Brasil.

Volta à Ilha
Local: Florianópolis
Distância: 140km
Quando: abril
Site oficial


Para correr a Volta à Ilha, trabalho em equipe é fundamental. A prova é uma maratona de revezamento pela Ilha de Santa Catarina, com trechos de trilha, duna, praia, asfalto e terra batida. Portanto, saber planejar a participação de cada corredor do time ao longo de todo o dia é quase tão importante quanto o pace.

Desafio 28 praias
Local: Caraguatatuba/Ubatuba
Distâncias: 21 e 42km
Quando: maio
Site oficial


Um trajeto que mistura trilhas e algumas das mais belas praias paulistas é a principal atração do Desafio das 28 Praias. A prova pode ser disputada individualmente, em duplas ou em times de até cinco atletas. Em alguns trechos, o percurso é tão difícil que é preciso usar cordas para escalar ou descer pedras.

Ultramaratona de Revezamento Bertioga-Maresias
Local: São Sebastião
Distância: 75km
Quando: maio e outubro
Site oficial


Essa é uma ultramaratona de revezamento com trajeto de 75km que ocorre duas vezes por ano no litoral norte de São Paulo. As equipes podem ser compostas por oito, seis ou três corredores, mas há uma categoria individual para quem quer encarar sozinho o desafio de percorrer as serras da região.

Maratona de Porto Alegre
Local: Porto Alegre
Distâncias: 3, 5, 10, 21 e 42km
Quando: junho
Site oficial


É a prova mais veloz entre as grandes de 42km do País. Por isso, a maioria dos atletas nacionais que tentam se classificar para a Maratona de Boston usam o evento para buscar a marca necessário. O clima da capital gaúcha e a altimetria são fatores importantes para ela fechar nossa lista de melhores provas do Brasil.