Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Americano faz maratona com exoesqueleto em 33 horas e quebra recorde mundial

Foto: @adamgorlitskygotlegs

O norte-americano Adam Gorlitsky completou a Maratona de Charleston, na Carolina do Sul, em 33h50min22s usando um exoesqueleto, dispositivo semelhante a um esqueleto robótico. Com uma diferença de três horas e meia, quebrou o recorde mundial do também americano  Simon Kindleysides, que correu 42,195 km utilizando o exoesqueleto em 36h46min.

Adam começou a correr após um acidente de carro em 2005, no qual sofreu uma grave lesão na medula espinhal que o deixou paraplégico. Os médicos não acreditavam que ele poderia andar novamente, mas após dez anos lutando conseguiu sair da cadeira de rodas, começou a caminhar com o exoesqueleto e a treinar para as corridas

“Estou tentando quebrar o recorde de Simon Kindleyside há cerca de um ano. E agora que quebrei, tenho um novo nível de respeito por ele e por qualquer pessoa que corre uma maratona usando um exoesqueleto”, disse o atleta em entrevista à CNN.

Quatro meses antes da corrida, Adam pediu para o diretor do evento e ao prefeito da cidade que começasse antes dos demais participantes e do horário oficial da prova. Assim teria a estrada livre e sua equipe poderia acompanhá-lo durante todo o percurso. Gorlitsky correu de quinta-feira à noite até o sábado de manhã. Mesmo cansado, não parou para dormir, apenas para trocar a bateria do dispositivo a cada duas horas e ir ao banheiro.

Seguindo sua própria motivação, a dos amigos e de familiares, seu próximo desafio será dar um milhão de passos em corridas nos Estados Unidos com o exoesqueleto.

“Minha lesão na medula espinhal não define quem eu sou. A mensagem que eu quero deixar é que seus ferimentos, suas deficiências físicas e suas atividades nunca definirão quem você é”, conclui Adam.

Leia mais

Brigid Kosgei confirma busca pelo bicampeonato na Maratona de Londres

Queniano quebra recorde mundial nos 10 km com pace de 2min38s/km

Com pace de 4min41s, corredor de 80 anos quebra recorde mundial

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!