Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Novas datas para as Olimpíadas de Tóquio são confirmadas em 2021

Foto: Shutterstock

Os Jogos Olímpicos de Tóquio já têm uma nova data para serem realizados. A competição, adiada devido à pandemia de coronavírus, será disputada entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, em programação confirmada nesta segunda-feira pelo Comitê Organizador das Olimpíada de Tóquio 2020 e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A data para os Jogos foi anunciada menos de uma semana depois da definição do adiamento da competição, programada para ocorrer originalmente entre 24 de julho e 9 de agosto. Assim, o evento ocorrerá exatamente com um ano de atraso. Os Jogos Paralímpicos serão de 23 de agosto a 4 de setembro.

“Com esse anúncio, estou confiante que, trabalhando junto ao Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020, o governo de Tóquio, o governo do Japão e todos nossos parceiros, vamos superar esse desafio sem precedentes. A humanidade está em um túnel escuro. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim dele”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Os Jogos no Japão estavam programados para começar dia 24 de julho deste ano, mas os envolvidos na organização estavam sob forte pressão para definir o adiamento, o que só foi concretizado na última terça-feira, 24 de março.
Competições classificatórias já haviam sido suspensas, comitês olímpicos nacionais e estrelas do esporte tinham se manifestado a favor da mudança de data e países como Canadá e Reino Unido já tinham anunciado que não mandariam seus atletas para as Olimpíadas caso a data fosse mantida.

No comunicado em que confirma a nova data dos Jogos, o COI diz que o adiamento das Olimpíadas dá às autoridades de saúde e aos organizadores do evento tempo para lidar com o cenário em constante mudança causado pela pandemia de Covid-19.

A entidade também confirmou que os atletas e equipes classificados para Tóquio-2020 em sua data original manterão suas vagas para a competição, embora ainda não estejam definidos todos os critérios de qualificação para o restante das vagas.

“É preciso de tempo para a seleção e classificação dos atletas, assim como para seu treino e preparação, e o consenso era que seria preferível achar uma nova data nas férias de verão do Japão. Levando em conta a logística de transporte, voluntários e ingressos para os eventos, tanto para quem está no Japão quanto no exterior, assim como levando em conta a situação da Covid-19, pensamos que o melhor seria adiar os Jogos para um ano depois do planejado”, afirmou o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Mori Yoshiro.

Leia mais

Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021

10ª Meia e Maratona de Floripa anuncia nova data: 11 de outubro

6 apps que ajudam a manter a forma em casa

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!