Casal correndo e ouvindo música.Foto: Casal correndo e ouvindo música.

Ouvir música pode ajudar desempenho em treinos de alta intensidade

Atualizado em 21 de junho de 2021
Mais em Notícias

Treinar ouvindo música é uma prática bastante comum entre corredores e atletas de outros esportes. Mas, agora um grupo internacional de pesquisadores descobriu que algumas canções favoritas podem te ajudar fisiologicamente em sessões de alta intensidade.

O estudo, divulgado na publicação científica Psychology of Sport & Exercise, foi conduzido por pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, e da Brunel University London, na Inglaterra, e analisou os efeitos psicológicos e fisiológicos da música durante a prática de exercícios.

Segundo a pesquisa, ouvir músicas motivacionais em treinos de alta intensidade, além de aumentar a sensação de prazer, é capaz de aumentar o ritmo dos batimentos cardíacos e da força máxima aplicada durante a sessão.

O estudo foi conduzido com 24 homens e mulheres que se submeteram a três conjuntos de sessões de sprints em uma bicicleta ergométrica, ouvindo músicas motivacionais, podcasts e sem áudio.

Nas sessões com música, os atletas aguentaram mais a sequência de exercícios e relataram ter se divertido mais.

Além desses efeitos nos treinos de alta intensidade, os pesquisadores apontaram que a música, em sessões de média e baixa intensidade, ajuda os atletas ao distraí-los da sensação de dor e cansaço provocada pelos exercícios.