ShutterstockFoto: Shutterstock

Este é o pace ideal para quem quer viver mais

Atualizado em 19 de junho de 2018
Mais em Notícias

Para você, qual seria o pace ideal na corrida? Há quem defenda a tese de que, para alguns grupos de pessoas, caminhar é mais saudável que correr, já que não compromete os limites cardíacos nem sobrecarrega as articulações dos pés e dos joelhos. Entretanto, um estudo feito pela Universidade de Sidney e publicado pelo British Journal of Sports Medicine trouxe a resposta do que seria o “pace perfeito”.

De acordo com a pesquisa, a velocidade ideal para chegar à combinação de longevidade com qualidade de vida varia entre 5 e 7 km/h — um pace que gira entre 8,5 e 12 minutos por km.

Como o pace ideal sugerido pode parecer lento para alguns corredores, Alberto Sacristán, diretor do instituto SportSalud, afirma que os corredores, para não sobrecarregarem o próprio corpo, podem se exercitar a 70-80% da capacidade cardíaca máxima se estiverem em busca de longevidade. Para alguém que não está acostumado a fazer atividades físicas, atingir até 85% da capacidade cardíaca é aceitável.

“O indicado é notar que a pulsação acelera, mas que seja possível manter uma conversa sem que a fala seja cortada”, explica Sacristán, em depoimento ao jornal espanhol El País.

O estudo australiano, liderado pelo professor universitário Emmanuel Stamatakis, analisou 50.225 caminhantes de 1994 a 2008 e apontou que, em geral, mortes ligadas à atividade física estavam relacionadas à intensidade. Aquelas pessoas que mantinham um passo firme, porém sem chegar a correr, apresentaram 24% menos riscos de mortalidade.