COI revela percurso da maratona olímpica a 800 km de Tóquio

Atualizado em 19 de dezembro de 2019
Mais em Notícias

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio anunciaram o percurso da maratona dos Jogos Olímpico de Tóquio 2020, com largada no Parque Odori, em Sapporo, a 800 km da cidade sede. A prova de marcha atlética também será realizada no local.

Os atletas começarão correndo duas voltas no parque, de costas para Torre Sapporo TV, um dos pontos turísticos da cidade, depois seguirão pela Avenida Sapporo Ekimae-dori repleta de edifícios comerciais e empresariais. Dentre outros marcos, os competidores passarão pelo Rio Toyohira, originalmente conhecido como Rio Sapporo, que deu nome à cidade. Também se depararão com a Universidade Hokkaido, fundada em 1876 pelo Império Japonês.

mapa maratona tokyo 2020

Sapporo foi escolhida como sede dos eventos por conta de suas temperaturas relativamente baixas, se comparada a Tóquio durante o verão. A cidade apresenta, durante o período em que a competição ocorrerá, seis graus a menos do que a capital japonesa.

O Parque Odori já recebeu a Maratona de Hokkaido, o que deu mais segurança ao COI para sua escolha como sede dos eventos, além de ser um local muito visitado por turistas e moradores da região e receber grandes eventos durante o ano.

“A saúde e o bem-estar dos atletas estão sempre no centro de nossas preocupações, e a decisão de transferir os eventos de maratona olímpica e provas de marcha atlética para Sapporo mostra o quão seriamente levamos essas preocupações”, disse Kirsty Coventry, presidente da Comissão de Atletas do COI.

O trajeto completo das provas ainda não foi anunciado, mas a entidade anunciou que a primeira parte da maratona será em uma volta de 20 km, permitindo assim que a cidade utilize o percurso para uma meia-maratona no futuro.

“Também queremos que os Jogos Olímpicos sejam propícios para que o atleta alcance performances únicas na vida, e esse novo local garante que eles tenham condições de dar o melhor de si. Estou ansioso para ver os atletas da maratona e marcha atlética competirem em Sapporo”, completou Coventry.

Os horários das competições já estavam definidos. Os eventos de maratona e marcha atlética estão programados para os últimos quatro dias das Olimpíadas de Tóquio: 6 a 9 de agosto.

  • Prova de marcha atlética 20 km masculina: 6 de agosto – às 16h30
  • Prova de marcha atlética 50 km masculina: 7 de agosto às 05h30
  • Prova de marcha atlética 20 km feminina: 7  de agosto às 16h30
  • Maratona feminina: 8 de agosto às 7h
  • Maratona masculina: 9 de agosto às 7h