Pé dormente: o que pode ser?

Atualizado em 21 de dezembro de 2017

Enquanto você corre ou depois de se dedicar às passadas você sente uma sensação de dormência (sem relação com o tempo frio) nos dedos dos pés? Essa, realmente, é uma queixa comum entre os corredores. A dormência é um sintoma que, por vezes, se desenvolve durante a corrida. Sensações semelhantes como formigamento, alfinetada e agulhada provêm do mesmo problema, que podem se manifestar nos dedos, nas plantas e no dorso dos pés. De vez em quando atinge (até) os tornozelos.

Na maioria dos casos a culpada é a de compressão de algum nervo dos membros inferiores. Como eles podem ficar presos ou comprimidos entre os ossos ou tecidos moles, a sensação estranha aparece. E esse incômodo pode ser causado pelo uso incorreto do tênis, quando está pequeno ou com os cadarços muito apertados.

Para que você entenda, os seus pés incham quando você corre. Por isso, é preciso sempre usar um tênis um pouco maior que o tamanho dos seus outros sapatos para que ele fique mais folgado, evitando que você o sinta apertado enquanto está correndo. Se você ficar em dúvida do tamanho certo que deve comprar, não hesite em pedir ajuda a algum dos vendedores. Quem trabalha em lojas especializadas de materiais esportivos já sabe tudo sobre esses macetes.

 

 

O tênis incorreto ainda pode acarretar outros problemas. Às vezes, quando os pés estão apertados, você pode correr de forma inadequada, o que resulta na pressão sobre os nervos e leva à dormência. Entretanto, se os seus tênis são do tamanho certo e, mesmo assim, você sente a incômoda sensação, o melhor a fazer é parar para esticar a musculatura logo que o formigamento começar. Além do alongamento, ainda invista em movimentos circulares com o pé, e massageie-os.

Outras causas do problema podem ser o trauma contínuo das passadas, especialmente em solos mais rígidos, como asfalto, ou o inchaço do da frente do pé, que pode ocorrer gradualmente durante o exercício. Se esse é o seu caso, use um tênis com solado menos flexível e não aumente a carga e o volume do treinamento muito rapidamente.

Lembre-se: esse simples sintoma pode indicar uma condição médica, que, muitas vezes, deve ser tratada. Consulte o seu médico se a dormência persistir e essas medidas simples não auxiliarem na resolução do quadro clínico.

(Fonte: Rodrigo Guimarães de Andrade, fisiatra, médico do esporte e diretor da Clínica Aspin – São Paulo)