Prepare-se para as grandes corridas de 2010

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Quem sonha correr as maiores, mais belas e famosas corridas de rua do mundo precisa se preparar com antecedência, e ficar de olho no calendário 2010. Confira a seleção de algumas das principais e mais desejadas competições nas quais ainda é possível participar.

Meia Maratona da Cidade do Rio
A cada ano ela ganha mais fama e é uma das provas preferidas dos corredores brasileiros, a Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro. A grande atração, claro, é o percurso pela orla da cidade maravilhosa, com largada na Barra da Tijuca e cortonando algumas das mais famosas praias do mundo, como Leblon, Ipanema e Copacabana. A prova é concorrida, em 2009 a disputa dos 21 km reuniu mais de 10 mil participantes, portanto, quem quiser correr uma das duas distâncias (em paralelo é realizada a Maratona da Cidade do Rio, com 42 km) é bom já garantir a vaga. Em 2010, a competição será realizada no dia 18 de julho. 

Maratona da Grande Muralha da China 
Mais do que uma corrida, uma experiência. A Grande Muralha da China é um dos mais exóticos e belos destinos para os corredores de todo o mundo. A magnífica construção na cidade de Tianjin, cerca de 100 km da capital chinesa, oferece aos atletas, além das paisagens insólitas, o grande desafio de superar os milhares de degraus da muralha. O percurso não é fácil, mesmo na parte fora das escadarias há forte subida, porém, a emoção de correr no local pode dar ânimo extra aos corredores. Desde sua abertura econômica e política para o mundo, a China tem atraído milhares de turistas e os jogos Olímpicos de Beijing, em 2008, contribuíram para popularizar as atrações do país mais populoso do mundo. Em 2010, a prova será realizada no dia 15 de maio.

Maratona du Mont-Blanc
Um desafio tão duro quanto o imposto pela Muralha da China, mas, em vez de milhares de degraus, são as montanhas dos Alpes franceses, as maiores da Europa, que irão impor seus desafios aos corredores. As paisagens não são menos espetaculares. A largada é aos pés do imponente Mont Blanc, no centro da charmosa cidade de Chamonix. Os 42 km da Maratona du Mont-Blan serão disputados no dia 27 de junho, e as inscrições são limitadas a dois mil participantes. Em 2009, o brasileiro Gus Albuquerque participou da ultramaratona com 100 km, que é realizada em paralelo à prova de 42 km, e contou com exclusividade ao ativo.com como foi a experiência.

Maratona de Berlim
Ainda na Europa, a Maratona de Berlim é um clássico que todo bom corredor gostaria de colocar no currículo um dia. A prova faz parte do World Major Marathon, seleto grupo que reúne apenas as cinco maiores e mais tradicionais maratonas do mundo, e é nela que geralmente são batidos os recordes mundiais da modalidade. Em 2009, o etíope Haile Gebrselassie venceu pela quarta vez consecutiva a Maratona de Berlim, mas não conseguiu bater seu incrível recorde de 2008 – 2h03min59s. A disputa em 2010 será no dia 26 de setembro, e no percurso rápido e plano de 42 km da prova os corredores passam por grandes pontos turísticos de Berlim, como o Portão de Brandemburgo, símbolo da unificação após a queda do Muro. 

Meia e Ultramaratona na África do Sul
O país onde será realizada a Copa do Mundo de Futebol, em 2010, é também o local de uma das mais bonitas corridas existentes, a Two Oceans Marathon, com disputa no dia 3 de abril para as distâncias de 21 km ou 56 km. Eis o grande atrativo para os cerca de 20 mil corredores que viajam de todo mundo à Africa do Sul para participar da prova: as belas paisagens de montanha e mar da Cidade do Cabo, e a oportunidade de visualizar dois oceanos, como já indica o nome da corrida, o Atlântico e o Índico.    

Maratona de Nova Iorque
A Maratona de Nova Iorque é especial para os brasileiros, afinal Marílson Gomes dos Santos é bicampeão da disputa e colocou seu nome na lista dos grandes corredores de todos os tempos na prova, o único sulamericano a conquistar este feito. A prova costuma reunir muitos brasileiros, bem como corredores de toda a parte para os 42 km na “capital do mundo”. A prova tem percurso duro, mas, compensado pela oportunidade de atravessar os cinco bairros da cidade – Staten Island, Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan. A prova é uma das últimas do ano e em 2010 será realizada em 7 de novembro.    

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom