Ranking e novo calendário: como a IAAF quer transformar o atletismo

Atualizado em 14 de novembro de 2017
Mais em Notícias

O atletismo está prestes a passar por uma revolução. Em um encontro em Londres, na última sexta-feira, o britânico Sebastian Coe, presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), apresentou a outros dirigentes um plano de mudanças para transformar o esporte.

Coe traçou quatro grandes objetivos para os próximos anos. As ações serão testadas a partir do primeiro trimestre do ano que vem e devem ser implementadas definitivamente em 2020.

1. Revisão geral do calendário mundial do atletismo.

2. Introdução do IAAF World Ranking, uma classificação com os melhores corredores do mundo. O modelo tem como inpiração o ranking de entradas da ATP e da WTA, que lista os jogadores de simples e duplas e serve como parâmetro para que os atletas se classifiquem para os torneios.

3. Revisão do circuito da Diamond League, cujo novo formato foi introduzido já neste ano e faz com que os corredores se classifiquem pelos pontos obtidos em doze competições classificatórias, disputando as finais em Zurique e Bruxelas.

4. Tornar o atletismo mais atraente para os patrocinadores e o público.

 

 

“Pedi às nossas equipes que fossem abertas e criativas. Estamos no negócio do entretenimento e temos que olhar para ele dessa maneira. O nosso esporte é forte e tivemos um ano fenomenal, com ótimas performances e audiências excepcionais em Uganda, nas Bahamas, no Quênia, em Londres e nos países por onde passaram as etapas da Diamond League. Mas todos os esportes estão lutando por fãs e pensando em novas maneiras de se apresentar, alterando seus conceitos e formatos básicos. Precisamos fazer o mesmo”, concluiu Coe.

Em 2017, a Diamond League movimentou 3,2 milhões de dólares, 282 milhões de telespectadores em 161 países e 805 atletas de 86 países.