Arquivo pessoalFoto: Arquivo pessoal

Conheça Ruby, a pequena cadela que corre 5 km em 16 minutos

Atualizado em 20 de junho de 2017
Mais em Notícias

Quem vive em Viera, uma pequena cidade da Flórida, nos Estados Unidos, sabe que Ruby, uma fêmea de quatro anos e pouco menos de 7 kg da raça Boston Terrier, não é um cão como os outros.

Os habitantes de Viera acostumaram-se a vê-la voando baixo pelas ruas ao lado de seu dono, Shane Streufert, um diretor financeiro de 45 anos. Figurinha carimbada em corridas na região, Ruby é capaz de correr 5 km em 16min47s, tempo pouco mais lento que o recorde sul-americano feminino da mesma distância, que pertence à brasileira Simone Alves da Silva desde 2011 (15min18s).

Streufert, que desenvolveu o hábito de correr regularmente aos 30 e poucos anos, notou que tinha uma cadela corredora em casa quando começou a procurar soluções para conter o excesso de energia de seu animal de estimação. Ruby era agitada demais para seus donos anteriores e foi adotada pela família Streufert quando tinha seis meses.

Um dia, buscando alternativas para acalmá-la, o diretor financeiro a levou para uma caminhada pelo bairro e ficou assustado com a velocidade de um bichinho com patas tão curtas. O passo seguinte foi intensificar os treinos e inscrever Ruby em competições que permitiam donos com seus animais. Em 15 corridas, a cadela corredora foi a mais rápida em 14.

 

 

“Ela não gosta de ninguém na frente dela. Não há como mantê-la calma até que ela chegue à frente de todos”, afirma Streufert. “Você deve ver o olhar nos rostos de todos quando a veem na linha de chegada”, conta Brittany, esposa de Streufert, rindo. “Definitivamente não parece um cão correndo.”

Ruby e Streufert treinam de três quatro vezes por semana. Na última edição da Bayfront 5K9, prova em Palm Bay com uma divisão canina, finalizaram o percurso com uma folga de dois minutos para os segundos colocados.

A velocidade não é a única virtude de Ruby como corredora. Sua resistência costuma ser testada em dias não muito quentes, quando ela é capaz de correr até 18 km.

https://www.youtube.com/watch?v=r2bjljrf-U4