São Paulo anuncia a reabertura de parques municipais para corrida e caminhada

Atualizado em 10 de julho de 2020
Mais em Notícias

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, anunciou nesta quinta-feira que 70 parques municipais serão reabertos a partir da próxima segunda-feira, 13 de julho. As academias também poderão ser liberadas na mesma data mediante protocolo de segurança.

Neste primeiro momento, os parques poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Apenas o Parque Ibirapuera, localizado na Zona Sul, e o Parque do Carmo, na Zona Leste, funcionarão em horário ampliado, das 6h às 16h, também com o fechamento aos finais de semana.

A entrada nos parques será controlada, funcionando apenas 40% de sua capacidade total. Em todos os parques deverá haver uma tenda de medição de temperatura e o uso da máscara também será obrigatório. Além disso, os bebedouros, parques infantis e espaços para prática de esportes coletivos permanecem fechados.

“Os permissionários poderão voltar a funcionar, respeitando os protocolos de atendimento. Não serão permitidas atividades coletivas, em grupos. Os parquinhos infantis, os espaços de prática de esportes coletivos ainda estão fechados neste momento”, explicou Bruno Covas.

No Parque Ibirapuera, a entrada será permitida nos portões 02, 03, 05, 07 e 09 e os visitantes poderão apenas caminhar, correr e andar de bicicleta.

O Prefeito afirmou ainda que está finalizando um protocolo de segurança com os setores de academias e deve ser anunciada em breve a reabertura dessas atividades a partir de segunda-feira. Na semana passada, o governo do estado informou as medidas de segurança que as academias devem seguir para reabrirem. Elas só poderão funcionar 6 horas por dia e com, no máximo, 30% da capacidade.

Na última segunda-feita, os Centros Esportivos Municipais foram reabertos com algumas restrições. O horário de funcionamento é das 6h às 12h e com o uso obrigatório de máscaras por todos os servidores e frequentadores. Segundo a prefeitura, é permitido apenas as atividades de caminhada ao ar livre, permanecendo proibidos os esportes em grupo e o uso de quadras, ginásios, campos, piscinas, playgrounds e academias, tanto as internas quanto as externas. Sete dos 48 centros permanecem fechados.

No Rio de Janeiro, a prática de atividades individuais na praia e academias, inclusive com aulas de natação, também foram liberadas. Já em capitais como Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis que reabriram anteriormente o comércio, precisaram fechar por conta do aumento de números de casos de coronavírus.