Suíço quebra recorde mundial de 50 km em esteira

Atualizado em 17 de abril de 2020
Mais em Notícias

O suíço Matthias Kyburz, de 30 anos, quebrou o recorde mundial de 50 km em uma esteira, ao percorrer a distância em 2h56min35s, em um ritmo de 3min32s/km. O tempo é 50 segundos mais rápido do que o recorde estabelecido em fevereiro pelo alemão Florian Neuschwander.

O atleta de corrida orientação,  que nunca havia corrido mais de 35 km, não tinha em seus planos tentar quebrar o recorde neste ano, porém após ter suas provas canceladas ou adiadas por conta da pandemia de coronavírus, ele decidiu tentar quebrar o recorde e, com isso, arrecadar dinheiro para ajudar a combater a pandemia na Suíça.

Matthias Kyburz passou da metade do desafio com 1h28min e completou uma maratona em 2h29min. O atleta conta que sentiu dificuldade nos 30 km e 45 km, além de ter ficado tonto em torno do km 38. Ele chegou a questionar se continuaria, porém o atleta superou a dor nas pernas e quebrou o recorde em uma velocidade média de 16,99 km/h.

“É muito bom ter realizado o desafio e chegado no final sem grandes problemas”, disse Matthias Kyburz na transmissão ao vivo do Facebook após sua execução. “É bom fazer um projeto como este. Fazer isso em tempos tão difíceis para sentir essa alegria. É incrível para mim,” completou.

Quando finalizou, o atleta comemorou com sua esposa, uma das poucas pessoas com ele durante a corrida por conta do distanciamento social. Matthias tomou champanhe e explodiu confetes. Antes e durante a corrida, o atleta levantou aproximadamente 33 mil reais por meio de doações.

“A recuperação será mais fácil, pois irei para casa, porque devemos ficar em casa, e deitarei no meu sofá e comerei muito chocolate”, disse o atleta. “Acho que é isso que farei nas próximas duas semanas”, completou.