Descarte sustentável para tênis velhos

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Não sabe o que fazer com aquele tênis velho de corrida, ou com aquela roupa que você adorava, mas que já não está boa para os treinos? A adidas lançou um programa de logística reversa para promover o descarte correto de roupas e calçados esportivos, reduzindo os impactos ambientais. A Pegada Sustentável 2.0, um programa de sustentabilidade, ocorre até o final de junho em 41 lojas-conceito da marca espalhadas por todo o Brasil, além de oferecer 15% de desconto em novas compras por produto recolhido.

O projeto aceita itens como tênis esportivos, camisetas, calças, shorts, e blusas de qualquer marca ou estilo. A partir do descarte, os produtos são transportados pela adidas até o Centro de Distribuição, de onde seguem para a I:CO, entidade especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas e responsável pelo processo de triagem dos produtos. Dependendo do estado em que se encontra, o item descartado será direcionado para um dos três caminhos: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reuso, que passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, processo que transforma o produto em combustível, servindo para alimentar fornos de cimento.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  TÊNIS DE CORRIDA: FUROS EXTRAS TÊM UTILIDADE
icon texto_menor  5 MITOS SOBRE OS TÊNIS DE CORRIDA
icon texto_menor  COMO FAZER O MELHOR USO DOS SEUS TÊNIS

Há uma série de materiais presentes na moda esportiva, como borracha, algodão, poliéster e nylon, que podem ser reaproveitados para fins diversos. Com o programa de logística reversa, é possível transformar, por exemplo, sobras de tecidos em outros objetos que vão de bichos de pelúcia a panos de prato.