Thomas Lovelock/ Divulgação Foto: Thomas Lovelock/ Divulgação

Tentativa de maratona sub-2h de Kipchoge será em Viena

Atualizado em 03 de setembro de 2019
Mais em Notícias

A cidade de Viena, capital da Áustria, foi a cidade escolhida para sediar o desafio Ineos Kipchoge Challenge no dia 12 de outubro. A ideia do evento é oferecer a Eliud Kipchoge uma vez mais as condições ideais para quebrar a barreira duas horas nos 42 km. 

O desafio será no “The Prater”, um famoso parque de Viena. O percurso será realizado em quatro voltas de 9,6 km, além de 4,3 km de uma reta. Para alcançar as condições climáticas ideais, o evento terá uma janela de oito dias para ser realizado, de 12 a 20 de outubro. 

Percurso Kipchoge Ineos em Viena
Divulgação

Kipchoge, segundo o CEO da Ineos, Sir Jim Ratcliffe, é o melhor maratonista de todos os tempos e o mais capacitado a quebrar essa barreira.

“Não é diferente de colocar um homem na lua, Ninguém conseguiu esse feito. Se ele quebrar essa barreira será o primeiro homem a realizar este feito”, cita sobre o desafio.

No momento em Kaptagat, Quênia, treinando para o desafio, Kipchoge comemorou o fato do percurso ser plano e arborizado.

“Eu fui informado que Viena tem um percurso rápido plano e com sombra. Muito bem situado no coração de uma bela cidade que permitirá um grande número de espectadores”, afirmou o recordista mundial. 

Alguns fatores foram importantes para a escolha de Viena como sede do desafio. O percurso plano e rápido – uma reta de 4.3 km com mais alguns metros de retorno, o clima consistente em outubro, o ambiente arborizado e a diferença de apenas três horas no fuso horário em relação ao Quênia pesaram na decisão.

Este evento será a segunda tentativa de Eliud Kipchoge quebrar a barreira das duas horas na distância da maratona. A primeira foi na pista de corrida de Monza, em um evento organizado pela Nike.

Na ocasião, o queniano correu os 42,195 km em 2h00min25s, ficando a 26 segundos da sonhada marca. 

Kipchoge detém o recorde mundial da maratona, estabelecido em Berlim no último ano com a marca de 2h01min39s, e é considerado por muitos o melhor maratonista de todos todos os tempos.

Desafio Kipchoge Ineos será sediado em Viena
Thomas Lovelock/ Divulgação