DivulgaçãoFoto: Divulgação

Meia Maratona Internacional de São Paulo: data, inscrições e estrutura

Atualizado em 20 de setembro de 2018
Mais em Notícias

Chegando a 20 anos de realização ininterrupta em 2019, a Meia Maratona Internacional de São Paulo acompanhou as diversas transformações do mundo da corrida de rua e da maior cidade brasileira nessas duas décadas. A 20ª edição da primeira meia-maratona paulistana está marcada para 14 de abril de 2019 e deve ressaltar toda sua tradição.

Meia Maratona Internacional de São Paulo

Distâncias

Apesar da distância mais tradicional desta prova ser a de 21k, outros dois trechos são oferecidos aos corredores: 7k e 14k. A receita dos três percursos será mantida para 2019, mas o local de largada e as ruas e avenidas por onde os atletas passarão ainda não foram definidos pela organização da Meia Internacional da Cidade de São Paulo.

Em 2018, os corredores exploraram o entorno do estádio do Pacaembu, onde aconteceram a largada e a chegada, e passaram pelo Minhocão, elevado que liga as zonas leste e oeste,por partes históricas do centro da cidade e Barra Funda.

#PURATRADICAO

No dia 16 de abril de 2000, aproximadamente uma década antes do “boom” da corrida, surgia a Meia Internacional da Cidade de São Paulo. Realizada inicialmente no Parque Villa-Lobos, a prova contou com a participação de 4.600 atletas.

Eram tempos de “corredores raiz”, já que, naquela época, a corrida ainda era um esporte “analógico” – sem o uso de gadgets, frequencímetros modernos, tecidos tecnológicos e outros apetrechos. A Meia Internacional de São Paulo foi um reflexo dos avanços na modalidade, trazendo novidades no sistema de cronometragem e na organização do evento, por exemplo.

O número de participantes cresceu – foram oito mil pessoas em 2018 –, mas o cuidado com os detalhes segue o mesmo. A largada em ondas é um dos pontos mais elogiados. A organização costuma dividir os atletas por pace, fazendo com que corredores com ritmos semelhantes larguem juntos e não se “atropelem”.

“Foi a primeira meia que corri. É uma prova realizada em época boa do ano e serve como um bom teste para o início da temporada. Larga cedo e em ondas, tem um percurso agradável e corredores de diversas tribos. A organização sempre foi satisfatória”, comenta o jornalista esportivo Bruno Vicari, do SBT e da ESPN Brasil.

Clique aqui e inscreva-se na Meia Internacional de São Paulo

Clima

O clima ameno é um dos pontos fortes da Meia Maratona Internacional de São Paulo. Em abril, mês em que a prova é realizada, as temperaturas na capital paulista ficam entre 18º e 26º e não há tantos dias de chuva.

Redescubra São Paulo

Cidade mais multicultural do Brasil, São Paulo acontece na rua. Cada esquina guarda um segredo da maior cidade do país, sempre efervescendo com eventos culturais de todos os tipos e gente de todos os cantos. Além de redefinir seus próprios limites físicos, a prova pode te apresentar uma São Paulo que você ainda não descobriu.

A cidade é marcada pelo contraste de sua arquitetura, com arranha-céus e prédios antigos dividindo as atenções. O percurso de 2019 será anunciado em breve, mas há a certeza de que passará por locais emblemáticos de São Paulo.

Para aqueles que costumam maneirar no cardápio nas semanas que antecedem a prova, não há lugar melhor para sair da dieta que São Paulo, recheada de boas opções de restaurantes para comemorar o desempenho. Não à toa, a cidade ganhou a alcunha de capital gastronômica do Brasil.

Dicas

– O ritmo que você imprimir em seus longões deve ser o mesmo da prova. Freie a empolgação ao ver corredores mais rápidos e vá no seu ritmo para não “quebrar”.

– Quem ainda não tem muita experiência nos 21k deve largar de forma conservadora para não ficar pelo caminho. Sinta o seu rendimento naquele dia e dose sua energia para não correr o risco de ficar sem gás algum.

Inscrições

As inscrições para a Meia Maratona Internacional da Cidade de São Paulo estão abertas desde julho. No lote atual, os preços variam entre R$ 76 e R$ 100, de acordo com a distância e o kit escolhidos pelo corredores.

Clique aqui e inscreva-se na meia mais tradicional de São Paulo