Ultramaratonista quebra recorde mundial de 50 km em esteira

Atualizado em 24 de janeiro de 2020
Mais em Notícias

O ultramaratonista Mario Mendoza, de 33 anos, quebrou o recorde mundial de 50 km em uma esteira, ao percorrer a distância em 2h59min03s, no meio de um ginásio da escola Madras High School, localizada em Madras, nos Estados Unidos. O tempo é 46 segundos mais rápido que o recorde antigo de Michael Wardian, de 2h59min49, conquistado em 2015.

“O que me deixou nervoso foi o ginásio não ter ar condicionado, então eu sabia que sentiria muito calor”, disse o corredor à Runner’s World. “Eu tinha a possibilidade de mudar meu desafio para uma sala mais fresca, mas não fazia sentido. Queria mostrar o que eu poderia fazer por aquelas crianças e que, juntos, podemos alcançar grandes feitos”, completou.

Com a ajuda dos administradores da escola, Mario começou a se preparar para o evento no ano passado, alternando treinos ao ar livre e na esteira. Para quebrar o recorde, Mario precisava manter um pace de aproximadamente 3min35s por quilômetro, mais de 16 km/h.

O ultramaratonista esperou as aulas voltarem após a pausa de fim de ano para realizar o desafio. Toda a escola acompanhou o início da corrida, porém os estudantes precisaram retornar para suas salas depois de 20 minutos. A única torcedora que ficou ao seu lado todo o tempo foi sua esposa que o auxiliou com géis e bebidas ao longo das quase três horas.

Nos últimos 10 km, os alunos foram liberados para torcer pelo corredor que precisou diminuir seu ritmo – que antes era de 18 km/h – nos últimos 16 quilômetros, o que não o impediu de quebrar a marca, já que contava com uma certa vantagem. Ao completar os 50 km, com 2h59min03s, ele precisou ficar um tempo parado para se recuperar enquanto seus torcedores comemoravam seu grande feito.

“Não acho que os jovens tenham percebido o quão perto fiquei do recorde anterior”, disse Mario. “Eu tentei até um ‘sprint’ final para terminar em 2h59min, mas meus músculos começaram a doer demais e minhas pernas não aguentaram”, completou.

Mario trabalha com a comunidade de Madras há cerca de um ano. Ele administra uma equipe de corrida que possui aproximadamente 20 participantes e organiza atividades, competições e até mesmo refeições para os integrantes. E foi por eles que o atleta resolveu quebrar o recorde mundial em uma esteira. Com o feito, foi possível arrecadar cerca de R$ 17,000 para seus alunos.

O ultramaratonista se destacou no mundo da corrida nos últimos sete anos. Desde 2013, já foi cinco vezes campeão nacional de corrida de montanha nos Estados Unidos – 10 km em 2013, 42 km em 2015 e 2017, 50 km em 2015 e 100 km em 2018.

Além disso, ele já representou seu país em diversas competições ao redor do mundo e conquistou pódios em provas como a Lake Sonoma 50 e Flagstaff Sky Race.