ShutterstockFoto: Shutterstock

Ursos invadem corrida no Canadá

Atualizado em 10 de agosto de 2018
Mais em Notícias

Em corridas na trilha, um dos riscos que os atletas estão sujeitos é encontrar animais selvagens, e foi exatamente isso que aconteceu Whitehorse, no Canadá. Na Maratona do Yukon River Trail, dois ursos vagaram pelo trajeto. 

De acordo com a CBC News, Brendan Morphet, que liderava a corrida, foi o primeiro a avistá-los. O corredor teve que recuar, e acabou sendo o segundo a cruzar a linha de chegada, em 3h26min51s.

“Eu gritei e gritei. Eles não iam a lugar algum”, disse Brendan à CBC News, e acrescentou: “pude vê-los vindo em minha direção, meio que começando a correr, e então eu apenas fui embora”.

Apesar do atraso, o atleta lidou bem com a situação. “Saí ileso e tenho uma ótima história para contar. Poderia ter terminado muito pior”.

O diretor da Yukon River Trail, Ken Sylvestre, afirmou que não haverá ajustes de tempo para compensar o imprevisto. “É uma corrida selvagem. Existem ursos. Já tivemos ursos antes”, disse ele. Porém, Sylvestre considera pequenas mudanças para a próxima competição, além das instruções de como reagir caso encontre um urso o caminho.

Erin Loxam, representante do Departamento de Meio Ambiente de Yukon, orienta que no caso de um avistamento de urso, um agente ambiental deve ser acionado.

“Dependemos do público para ligar e relatar aparições de ursos. Especialmente um que possa ser agressivo ou possa causar conflitos entre humanos e animais selvagens”, disse Erin.

Confira vídeo que mostra um pouco da vida selvagem de Yukon: