Você é sócio de clube filiado à FPA?

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

Atletas com a camisa do Palmeiras abraçados em confraternização com colegas corintianos. Essa imagem, rara no futebol, foi observada na primeira edição do Torneio de Clubes Fundadores e Convidados, em outubro do ano passado, na pista do Complexo Constâncio Vaz Guimarães. E também no dia 25 de junho do corrente ano. A iniciativa de aproximar os clubes que fundaram a Federação Paulista de Atletismo (FPA) em 1924 (e também os clubes que se filiaram depois) é de José Arthur Fernandes Barros, diretor técnico da entidade, a FPA.

Os clubes fundadores da FPA são Paulistano, Germânia (atual Pinheiros), Palestra Itália (atual Palmeiras), Santos, Sírio e Tietê (hoje extinto). Barros, que foi vice-campeão paulista escolar do 4x100m décadas atrás, e que jogou a segundona estadual de vôlei pelo Círculo Militar e Clube Atlético Ypiranga, deu a seguinte entrevista para o site O2 por minuto:

O que você tinha em mente ao idealizar esse torneio?
Já tive a oportunidade de trabalhar em um dos clubes fundadores, o Paulistano, e na minha cabeça foi se formando a ideia de que algumas dessas agremiações, embora considerem que estão afastadas do atletismo, na verdade não estão, porque todas têm suas equipes de corrida de rua. Os associados a eles ou são orientados por treinadores contratados pelos clubes ou por profissionais ligados a assessorias esportivas. Alguns departamentos levam o nome de “departamento de corrida de rua”. Na verdade, são departamentos de atletismo, porque as provas de fundo do atletismo se dividem em longa distância em pista, corrida de rua, montanha e cross country.

Por que a iniciativa de atrair esses clubes para provas de pista?
Alguns desses clubes mantêm pistas. Parte delas está desconfigurada, mas existem pistas no Paulistano, no Sírio, no estádio do Morumbi. Ainda havia o espaço para o atletismo no antigo Parque Antártica, mesmo sem o piso de carvão e sem marcação. Infelizmente, no Allianz Parque, a pista deixou de existir. Queremos atrair corredores ligados a esses clubes. O Sírio, depois do sucesso da primeira edição, se interessou por mandar equipe, e o Pinheiros quer montar um grupo maior. E só correndo em pista você vai ter certeza de que correu 10 quilômetros mesmo. A aferição de percursos em provas de 10k deixa a desejar em muitos casos. Vamos convidar esses clubes a participar da prova Sargento Gonzaguinha, a única organizada pela Federação, e queremos, futuramente, reunir esses praticantes para correr provas de montanha. Não queremos concorrer com as empresas que organizam corridas de rua, mas pretendemos que todos os departamentos de atletismo dos clubes de São Paulo cresçam.

A Federação misturou corintianos e palmeirenses na pista. Como foi isso?
A primeira atitude que tiveram os corredores ligados a Palmeiras e Corinthians foi se abraçarem e posarem para uma foto conjunta. O clima foi muito legal. Na pista, o Espéria foi campeão, com Corinthians em segundo e Palmeiras em terceiro. Queremos atrair mais corredores do São Paulo para a confraternização ser ainda maior. O Santos, embora fundador da Federação, é hoje um clube exclusivamente voltado ao futebol. Ficaram de mandar garotos de um projeto que o clube apoia. A Portuguesa vive uma grande crise, corre o risco de virar um Guarani. Queremos ajudar no que for possível. Todos são bem-vindos.