Wada alerta Jamaica sobre doping e pode punir

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) ameaça punir a Jamaica, excluindo o país das grandes competições de atletismo, caso a comissão antidoping do país (Jadco, na sigla em inglês) não assuma a responsabilidade sobre os últimos atletas flagrados no exame – entre eles, o velocista Asafa Powell. Com isso, o astro Usain Bolt poderá ficar de fora do Mundial de 2015, em Pequim, na China, e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

++LEIA MAIS
>> DOPNG FAZ PARTE DA HISTÓRIA DOS 100 M
>> DOPING: GAY E POWELL SÃO PEGOS
>> BOLT ARRASA NO MUNDIAL
>> BOLT CONQUISTA BICAMEPONATO MUNDIAL 

O diretor-geral da Wada, David Howman, se pronunciou após a denúncia feita pela ex-diretora-geral Jadco, Renée Anne Shirley, para a revista americana Sports Illustrated (leia a reportagem completa). Ela acusa políticos e dirigentes jamaicanos de não darem importância às suas advertências sobre o problema com o doping. Para ela, o programa antidoping no país é inapropriado e que ninguém se dá conta disso.

Howman pediu atenção às palavras de Shirley e afirmou que se a Comissão Antidoping da Jamaica não assumir a responsabilidade pela negligência com os cinco atletas – além de Powell, Sherone Simpson, Allison Randall, Traves Smikle e Nesta Carter também foram flagrados – a Wada considerará que o país não segue o código de conduta da entidade. Por isso, as equipes jamaicanas seriam suspensas ou excluídas das próximas competições esportivas internacionais.

+ BOLT:

Ontem (21), o raio Usain Bolt completou 27 anos. Mas a festa e o bolo deram lugar ao treino. Mesmo após levar o ouro nos 100 m, 200 m e no revezamento 4×100 m do Mundial, em Moscou, na Rússia, o jamaicano está na pista, visando a etapa da Liga Diamante, em Zurique, Suíça, no próximo dia 29.

Pelo Instagram – rede social de fotos e vídeos –, o atleta agradeceu o carinho dos fãs: “Obrigado pelos desejos de feliz aniversário. Sim, eu sei o que vocês estão pensando. Ainda tenho que treinar no dia do meu aniversário.” Com a frase, ele publicou um vídeo treinando em uma pista de Londres. Veja: