Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

42k de Floripa: data, distâncias, estrutura, turismo e clima

Depois de reunir 12 mil pessoas em 2018, a Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis – 42k de Floripa volta com força total em 2019. Elogiada pelos participantes em sua edição de estreia em razão da organização, as belas paisagens e o clima ameno, a prova já tem data definida: 23 de junho, novamente no feriado de Corpus Christi.

Como o primeiro passo para uma boa maratona é dado (muito) antes da largada, definir com alguns meses de antecedência as provas que você irá correr facilita a preparação e a logística para a viagem (caso a prova escolhida não seja na sua cidade).

Para te auxiliar no planejamento para 2019, o Ativo apresenta todos os detalhes e as belezas dos 42k de Floripa, da estrutura ao forte apelo turístico da capital catarinense.

Clique aqui e inscreva-se nos 42k de Floripa 2019!

42k de Floripa

Distâncias

Para 2019, a organização traz uma novidade na Joy Run, o trecho mais curto do evento, que deixa os 7k e passa para 10k, distância mais desafiadora para aqueles que vêm ganhando ritmo na corrida e começam a se interessar por trajetos mais longos.

Os outros dois trechos, de 21k e 42k, seguem com os mesmos ingredientes que agradaram os atletas e 2018, com vistas privilegiadas e o percurso majoritariamente plano.

Após a largada no Estreito, os inscritos nos três trechos dos 42k de Floripa atravessarão as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, que ligam o continente à ilha. Trata-se de algo raro, já que, no dia a dia, apenas veículos cruzam a ponte. 

“O percurso tem uma vista completa para a ilha. É a melhor vista para a ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Floripa”, diz o treinador Fabiano Braun, da assessoria esportiva Floripa Runners.

Estrutura

“A organização está de parabéns pela estrutura. Desde o local da retirada do kit, com acesso fácil e estacionamento, pontualidade na largada, hidratação com carboidratos, isotônicos e sal. Foi o melhor tempo das cinco maratonas que disputei”, elogiou o corredor Fernando dos Reis Lima.

 

Leia mais

42k de Floripa abre inscrições para 2019 com preço promocional

42k de Floripa: 12 mil pessoas em uma prova de tirar o fôlego

42k de Floripa: uma estreia para ficar na memória

 

Ultrapassar a barreira dos 30 km é um dos maiores desafios para um maratonista. Esse costuma ser um ponto crítico para os corredores, que sentem o desgaste nas pernas e, sobretudo, na cabeça. Para que os corredores tenham gás para a parte final da prova, a organização dos 42k de Floripa posicionou em 2018 dois Recovery Points, onde o participante tinha à disposição bananas, Coca-Cola e cápsulas de sal.

O primeiro Recovery Point estava posicionado no km 28 e o segundo, no km 31.

O que já foi bom e ganhou elogios em 2018 ficará ainda melhor em 2019. Além de manter diversos pontos de hidratação e banheiros espalhados pelo trajeto, a organização anunciou que a segunda edição terá após a linha de chegada um espaço destinado à crioterapia, técnica que ajuda a reduzir as dores e acelera a recuperação muscular.

Recheada de novidades, produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida, a Expo dos 42k de Floripa está programada para começar dia 21 de junho (sexta-feira).

Percurso

A prova começa e termina na avenida Beira-Mar Continental. Os 42 km do trajeto são majoritariamente planos – as principais subidas são para cruzar a ponte Pedro Ivo Campos.

A primeira travessia da ponte está no km 3. A segunda, após um longo trecho na porção insular de Florianópolis, no km 38. Entre estes dois trechos, os atletas enfrentam pouca variação no relevo.

Eles passam por locais como o Mercado Público de Florianópolis, contornam a bela Avenida Beira-Mar Norte até a Universidade Federal de Santa Catarina, retornam pela Beira-Mar e seguem em direção ao sul da ilha, até as proximidades do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, antes de retornarem para cruzar a ponte Pedro Ivo Campos em direção à linha de chegada.

Apelo turístico

Gosta de unir o turismo à corrida? Com belas praias e uma gastronomia rica, Florianópolis atrai visitantes de todos os tipos, desde quem pretende tirar alguns dias só para descansar até os que querem curtir um fim de semana em casal.

A Ilha de Santa Catarina conta com 42 praias. Apesar de pouco populosa (tem menos de 500 mil habitantes), Florianópolis é uma cidade extensa, com 675 km² e vias complicadas separando as praias do norte da ilha das do sul.

Rodar por muitas praias em um único feriado pode fazer com que você passe mais tempo no carro que na areia. Embora junho não seja o mês ideal para curtir uma praia, os visuais de tirar o fôlego chamam a atenção dos turistas em todas as épocas do ano.

Para quem gosta de badalação e restaurantes da moda, Jurerê Internacional, no norte da ilha, é uma boa alternativa. No sul, a Ilha do Campeche tem areias e águas claras (com alguns barquinhos estacionados), trilhas ecológicas e um certo clima caribenho. Excelente pedida.

No leste, a Praia Mole, com areia bem fofa, mar agitado e morros verdes, é belíssima e, por não ter grandes construções nos arredores, transmite sensação de calmaria. Se você busca uma praia tranquila e familiar, a Daniela é perfeita.

A rede de restaurantes é outro ponto forte. Se você é fã de frutos do mar, seguramente tem um bom motivo para ir à capital catarinense. O carro-chefe da ilha é o camarão, servido em porções fartas e a preços convidativos. Para não comprometer meses de treinamentos, esteja atento para não abusar da comida às vésperas da prova.

Largada

O sol e as altas temperaturas são adversários de qualquer corredor que está em busca de performance. Para que o atleta esteja focado apenas em sua corrida e não seja prejudicado pelo clima, a largada acontecerá às 6h30 – 1h antes do que na edição de 2018. Com isso, diminuem as chances do desempenho do participante ser minado por fatores climáticos.

Em 2018, a temperatura esteve ao lado dos corredores no fim de semana dos 42k de Floripa. Durante a prova, os termômetros registraram, no máximo, 19º C.

Inscrições

As inscrições para os 42k de Floripa estão abertas desde junho. Por enquanto, os lotes são promocionais, com preços girando entre R$ 99 (10k) e R$ 120 (42k). 

Clique aqui e inscreva-se nos 42k de Floripa 2019!

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!