A sede dos Jogos Olímpicos em 2016

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

A segunda maior cidade brasileira e cartão de visitas do Brasil agora também é o local de realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que pela primeira vez serão realizados em um país da América do Sul. A conquista ampliou ainda mais o Rio de Janeiro como destino turístico mundial e, de acordo com especialistas, deve ser um “verdadeiro tsunami” no turismo brasileiro.

De acordo com Guilherme Moura Costa, especialista em turismo e professor do Curso de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco, a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 vai promover um crescimento sem igual no segmento de turismo e que deverá modificar radicalmente o cenário desse segmento.

“Com o anúncio da sede aqui no Brasil, o país vai precisar de investimentos como nunca foram feitos nesse setor. No caso da rede hoteleira, por exemplo. Atualmente o Rio de Janeiro vai precisar de pelo menos mais de 20000 leitos, o que significa, dobrar a capacidade hoteleira. De imediato a cidade precisa construir uma nova linha na cidade do centro da cidade até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, onde devem acontecer a maioria dos jogos. Ainda é muito cedo para precisarmos a quantia exata de investimentos, mas adianto que o mercado turístico com o advento da Copa, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, será um olhar totalmente diferente”.

Porém, muito além das belas e mundialmente famosas praias de Copacabana e Ipanema, e da infraestrutura gigantesca que será necessária para a realização do maior evento esportivo do mundo, o Rio de Janeiro já é uma cidade com ampla vocação para atividades físicas outdoor. Confira alguns lugais mais usados para a prática esportiva na cidade, principalmente para corrida e caminhada.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos mais belos cartões-postais da cidade, oferecendo vista não só para a lagoa como para o Corcovado, é também o maior centro gastronômico ao ar livre da América latina. A lagoa de água salgada e ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alah conta com três parques com quadras esportivas e áreas de lazer, 25 quiosques de variada culinária e sanitários públicos, sendo adequado para a prática de patins, skate e ciclismo. Há também aluguel de bicicleta e pedalinho e equipamentos para ginástica. Estão situados em seu entorno os mais famosos clubes de remo do país, como Flamengo e Vasco.

Informações gerais:
Endereço: Avenida Epitácio Pessoa e Avenida Borges de Medeiros, Lagoa – Zona Sul.
Telefone: (21) 2217-7575 (Riotur)
Horário de funcionamento: livre. Entrada gratuita.
Estacionamento: oferece 3 estacionamentos pagos nos parques (cerca de 1750 vagas).
Estrutura: Oferece banheiros , parques com brinquedos, ciclovia, quadras esportivas

Infraestrutura para Corrida e Caminhada:
O percurso da ciclovia tem aproximadamente 7,5 km de extensão e marcações a cada 100 metros, em grande parte dele com terra batida. Apresenta intenso movimento nos finais de semana. 

Aterro do Flamengo

Com o nome oficial de Parque Brigadeiro Eduardo Gomes e projeto de Burle Marx, possui cerca de 1.200.000 metros de área à beira mar, com boa vegetação, playground, anfiteatro, pistas de skate e aeromodelismo, campos de futebol e quadras poliesportivas que são alugadas e muito freqüentadas, inclusive de madrugada. Sua ciclovia tem 8,5 km de extensão e é possível alugar bicicletas nos finais de semana. Apresenta bela vista para o Pão de Açúcar e a Marina da Glória, mas infelizmente sua praia é imprópria para banho, valendo pela paisagem do calçadão.

Informações gerais:
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, Zona Sul.
Telefone: (21) 2285-7029
Horário de funcionamento: livre. Entrada gratuita.
Estacionamento: oferece estacionamento pago na Marina da Glória e no MAM, outra opção é estacionar em via pública nas proximidades.
Estrutura: Sanitários públicos, quiosques, quadras esportivas, campo de futebol.

Infraestrutura para Corrida e Caminhada
Existem duas possibilidades de percurso. A interna, que faz o trajeto do MAM ao obelisco Estácio de Sá, está situada na ciclovia junto ao mar num antigo caminho de bonde e tem aproximadamente 7,6 km de extensão no trajeto de ida de volta, apresentando marcações a cada 500 metros. Nos finais de semana e alguns feriados, com o fechamento da avenida ao tráfego de veículos, é possível correr pelo asfalto ou pelo gramado do canteiro. Esta segunda opção conta com cerca de 3,5 km de extensão e marcações imprecisas a cada mil metros.

Praia de Copacabana

Cortada pela Avenida Atlântica, na verdade tratam-se de duas praias que somadas dão cerca de 4,5 km de extensão: Leme e Copacabana. A praia mais conhecida do Rio de Janeiro, com bares famosos e redutos de artistas e intelectuais, tem boa estrutura de hotéis, restaurantes, bares e quiosques dos mais variados tipos, álbuns com guarda-volumes. Conta ainda com sanitários públicos, com duchas, que cobram pelo serviço. Freqüentada tanto de noite quanto de dia, a praia possui postos de salvamento, bicicletários e ciclovias, onde podem ser feitas ainda caminhadas e corridas. Em suas duas extremidades encontram-se antigos fortes militares com vista panorâmica e abertos à visitação.

Informações gerais:
Endereço: Copacabana, Zona Sul.
Telefone: (21) 2217-7575 (Riotur)
Horário de funcionamento: livre.
Estacionamento: oferece estacionamento em via pública nas proximidades da praia e alguns estacionamentos particulares.

Infraestrutura para Corrida e Caminhada
Por estar ao nível do mar o trajeto é totalmente plano, o problema está no movimento misturado de ciclistas e pedestres, o que atrapalha quem pretende correr. O local é, portanto, mais indicado para caminhadas. O percurso tem pouco mais de 4 km, com marcações a cada 100 metros, podendo se estender até as praias de Ipanema e Leblon.

Floresta da Tijuca

Maior floresta urbana do mundo, a Floresta da tijuca está apenas 20 km do centro da cidade, é ideal para caminhadas, trilhas e escaladas. Algumas trilhas e mirantes ainda estão em recuperação, mas vale pela vista que se tem da cidade aos pés da mata atlântica. A estrutura de sanitários não é extensa, as trilhas Major Archer e Castro Maya têm um traçado que passa por quase todos os sanitários do parque.

Informações Gerais:
Endereço: O Parque Nacional da Tijuca (PNT), composto pela Floresta da Tijuca, Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Paineiras e Corcovado abrange uma área de quase 4 mil alqueires, o que lhe dá mais de um endereço, então selecionamos duas:
– Estrada da Cascatinha 850, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 570-4389 e 492-2252.
– Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista – Tijuca. Telefone: (21) 2492-5407
Horário de funcionamento e estacionamento: O parque é aberto à visitação  diariamente das 7h às 18h e a entrada é franca. No mirante do Corcovado paga-se R$ 5 por automóvel mais R$ 5 por passageiro.

Infraestrutura para Corrida e Caminhada:
A partir da entrada do Parque das Paineiras são cerca de 5 km de um percurso montanhoso com algumas cachoeiras pelo caminho onde se pode refrescar o corpo. O piso é um pouco acidentado em algumas partes e, por se tratar de mata, recomenda-se andar acompanhado e levar água. Para aqueles que já conhecem a Floresta existem inumes trilhas alternativas nas áreas afastadas do circuito turístico convencional, como a conduz ao o Pico da Tijuca (1.021m), ponto culminante do Parque. Outra trilha recomendada é a da Pedra da Gávea (842m). Ao todo são mais de cem trilhas catalogadas.

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom