Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

As melhores raças de cachorro para te acompanhar na corrida

Foto: Shutterstock

Os cachorros são animais que amam se exercitar, seja através de brincadeiras, passeios ou outras formas de atividade. Mas se você busca um parceiro canino para correr é importante levar algumas questões em consideração. Nem todas as raças são de cachorros para corrida.

Porte físico, nível energético e resistência são fatores que influenciam nessa escolha. Segundo o veterinário Ricardo Lopes, da Fisio Care Pet, os melhores cachorros para corrida são de porte médio para grande, já que possuem maior resistência.

Outro fator a levar em conta é o histórico de atividade física do animal. “Não adianta colocar um cão que só passeia para correr. Ele vai se machucar. Assim como um atleta, ele precisa ter um preparo”, explica o veterinário. 

Raças muito peludas costumam sofrer mais com o calor, por isso deve-se evitar correr com o cachorro quando estiver muito quente. O asfalto quente também pode queimar a pata do animal.

Os melhores cachorros para corrida

Golden Retriever

Essa raça é originária da Grã-Bretanha e é descrita como calma, amável, obediente, amigável e confiante. Os Goldens, geralmente, possuem bastante energia, são muito resistentes e capazes de percorrer grandes distâncias. 

Tamanho médio do macho: Altura: 58 a 60 cm; Peso: 29 a 34 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 54 a 57 cm; Peso: 25 a 30 kg

Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Labrador

Os labradores são cães bastante ativos, dóceis, obedientes e brincalhões. Além disso, possuem um alto nível de energia, adoram brincadeiras com água e suportam bem temperaturas altas e baixas. Historicamente, a raça trabalhava como ajudante de pescador no Atlântico. 

 

Tamanho médio do macho: Altura: 57 a 62 cm; Massa: 29 a 36 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 54 a 60 cm; Massa: 25 a 31 kg

Expectativa de Vida: 10 a 12 anos 

Border Collie 

Segundo Ricardo Lopes, esta é “uma raça muito habituada a exercícios”. Corredores muito ágeis, eles precisam precisam de exercícios físicos diários e estimulação mental, devido a sua grande energia e impulso de caça. Essa raça é considerada por muitos a mais inteligente do mundo.

É comum ver border collies se destacando em eventos e competições de pastoreio, obediência e rastreamento, além de esportes como lançamento de disco e bolinhas. Por isso estão entre os principais cachorros para corrida.

Tamanho médio do macho: Altura: 50 a 58 cm; Massa: 13 a 20 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 45 a 53 cm; Massa: 13 a 20 kg

Expectativa de vida: 10 a 14 anos 

 

Leia mais

Treinador de corrida para cachorro. Acredite: esse serviço existe nos EUA

10 dicas para correr com o seu cachorro

5 dicas para deixar o longão mais divertido

 

Pastor-Belga Malinois

É uma das quatro variações da raça pastor-belga. Seu temperamento é estável, porém, é desconfiado quando se trata de estranhos. Os cães desta raça costumam ser muito dóceis, afetuosos e independentes, apesar de serem muito apegados a seu dono. Historicamente, são cães sentinelas e mensageiros. Então, são fortes, possuem muita energia e aguentam correr longos trajetos.

Tamanho médio dos machos: Altura 61 a 66 cm, Massa: 25 a 30 kg

Tamanho médio das fêmeas: Altura: 56 a 61 cm; Massa: 20 a 25 kg

Expectativa de vida: 10 a 12 anos 

Whippet

O whippet é uma variação dos cães galgos, geralmente associados às disputas de corrida. Segundo o veterinário Ricardo Lopes, a raça possui muita energia e ” é propícia para corridas mais curtas ou de explosão“. Os whippets são amigáveis e calmos em casa, apesar de necessitarem de uma dose de exercício. São indicados para quem quer um companheiro em casa e em atividades físicas de curta duração.

Tamanho médio dos machos: Altura: 47 a 51 cm; Massa: 9 a 20 kg

Tamanho médio das fêmeas Altura: 44 a 47 cm; Massa: 9 a 15 kg

Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Dálmata

Os dálmatas “possuem um bom porte físico para corrida e caminhadas”, afirma o veterinário. A raça tem um nível energético elevado e é capaz de manter um ritmo similar ao do dono. Além de atléticos, são protetores, companheiros e sociáveis. Nos Estados Unidos, são usados como cães de resgate pelos bombeiros e pela polícia.

Tamanho médio do macho: Altura: 56 a 62 cm; Massa: 18 a 27 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 54 a 60 cm; Massa: 18 a 27 kg

Expectativa de vida: 13 a 16 anos

 

(Fonte: Ricardo Lopes, médico veterinário na Fisio Care Pet Moema – CRMV: 24908)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Tênis Saucony!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!