Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Corrida infantil deve ser atividade lúdica e não competitiva

Correr é uma ação natural para a maioria das crianças e faz parte de muitas brincadeiras. E nada melhor do que aproveitar essa vontade de se mexer e a grande quantidade de energia que elas possuem em uma corrida infantil.

Esse tipo de evento costuma reunir um ambiente lúdico e uma proposta que estimula a diversão em vez da competição, para fazer os pequenos tomarem gosto pelo esporte e brincarem com novos e velhos amigos.

Algumas provas de corrida infantil ainda contam com a estrutura de uma prova tradicional, com direito a kit, medalha e outros mimos. Dependendo do formato da competição, os pais também podem participar correndo ao lado da criança.

Leia mais

Qual seu tipo de pisada: neutra, pronada ou supinada?

Vítima da meningite, menina de 5 anos fará 21 km

Garoto de 12 anos corre Maratona de Honolulu em homenagem ao avô

Corrida infantil é brincadeira e não competição

Uma corrida destinada às crianças deve ser encarada pelos pais como uma forma de lazer e também estímulo ao esporte. Por isso é preciso ter cuidado com o tipo de informação transmitida aos pequenos, para que um momento prazeroso não se transforme em frustração.

“Os pais precisam entender que o propósito de uma corrida infantil é formar crianças mais cooperativas, que enxerguem a corrida como uma atividade ou brincadeira. Para evitar a competição, os organizadores podem premiar todos os participantes de uma mesma maneira”, diz o educador físico Yuri Spacov.

Sem pressa

A corrida é um dos melhores exercícios cardiovasculares existentes. Além disso, traz outros benefícios, como o auxílio na manutenção do peso, e melhora da resistência e consciência corporal.

Mas é importante que a criança faça o que realmente goste, para que seja prazeroso e possa guardar na memória a sensação de diversão. Caso ela manifeste o desejo de correr regularmente, então a atividade pode ser inserida de forma gradativa

“Crianças adoram correr, a questão é: quando a corrida pode passar a ser uma atividade física regular? O ideal é que elas já tenham ossos e músculos mais maduros que permitam esse atividades mais intensas. Para isso é recomendável esperar a pré-adolescência ou mesmo a adolescência. Outro fator que deve ser considerado é o desenvolvimento psicológico da criança, já que antes dessas fases ela deve ser estimulada às atividades mais lúdicas”, pontua Bruno Massa, especialista em ortopedia infantil .   

Não existem estudos sobre quantos quilômetros uma criança pode correr sem prejudicar sua saúde. Mas é normal que elas prefiram se dedicar a atividades mais curtas

“Trabalhei em um projeto no Hospital das Clínicas com crianças obesa que foram dividas em dois grupos, um que corria de forma moderada e contínua, e o outro grupo fazia uma corrida intervalada. O gasto calórico foi parecido; contudo, as crianças que fizeram os tiros sentiram-se mais estimuladas”, explica Spacov .

Previna possíveis lesões

Apesar de crianças dificilmente se sentirem estimuladas com atividades de longas distância e duração, é importante manter-se atento para evitar que elas se machuquem. O ideal é que a atividade não aconteça todos os dias. Quando acontecer, não deve ultrapassar uma hora.

“Deve-se respeitar as distâncias compatíveis com a idade. Não existe uma regra clara para isso, mas quanto mais nova a criança, menor deve ser a distância, até porque distâncias muito longas desestimulam. O que também pode causar lesões são superfícies instáveis, inclinações e obstáculos. No mais, as crianças podem brincar de correr à vontade. Oferecer água também é um estratégia que diminui as chances de lesões”, ressalta o profissional de educação física.

Como escolher tênis para criança?

Se muito adulto já se deixa levar pelo visual na hora de escolher um tênis, com crianças o apelo é ainda mais forte. Por isso, é importante que os pais tenham alguns cuidados no momento da escolha do calçado e levem outros fatores em questão.

“É preciso ouvir a criança quando ela experimentar o tênis, para saber se não há região de atrito e se o tênis está confortável. Em um segundo momento, é necessário ficar atento ao tamanho correto”, alerta Bruno Massa.

Corrida infantil: as principais provas de 2019

 Desafio Beach Run – 30 de março

Corrida infantil com percursos na areia para crianças de 3 a 13 anos. As largadas são divididas por faixa etária. Além da corrida, as crianças podem usufruir o espaço kids.

Corrida Infantil do Parque da Aclimação – 26 de maio

É a corrida infantil mais antiga de São Paulo. Participam crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 15 anos. Todos os atletas ganham medalha e lanche.

Os mais velhos correm cerca de 2,5 km e, durante a prova, existem subidas e descidas. Os mais novos, 200 metros, e os pais podem acompanhar.


5ª SP Kids Run – Shopping SP Market – 30 de junho

A corrida acontece nas dependências do shopping SP Market, Zona Sul de São Paulo. As crianças de 2, 3 e 4 anos correm 50 metros; as de 5, 6 e 7 anos, 100 metros; as de 8, 9 e 10 anos; 200 metros.

Corrida Cartoon Network – sem data definida

O evento costuma acontecer em setembro, em São Paulo, no Campo de Marte. Diferente de outras provas infantis, nessa os participantes de 4 a 14 anos correm ao lado dos adultos, com um elástico que os prende.

Masha e o Urso – 29 de setembro

Com o tema do desenho Masha e o Urso, a corrida infantil acontece dentro do Tietê Plaza Shopping, na zona norte de São Paulo. O percurso de 50 metros é destinado para as crianças de 2, 3 e 4 anos; o de 100 metros, para as de 5, 6 e 7; o de 200 metros, para as de 8, 9 e 10 anos.

Corrida Pão de Açúcar Kids – sem data definida

A Corrida Pão de Açúcar Kids acontece há mais de 20 anos. Os pequenos atletas, com idades entre 1 e 13 anos, correm distâncias de 50 a 400 m – a separação acontece de acordo com a faixa etária do participante. Os pais ou responsáveis pelos pequenos de 1 a 6 anos podem acompanhar a criança na corrida.

São Silvestrinha – 14 de dezembro

A São Silvestrinha é uma das corridas infantis mais conhecidas do Brasil e reúne competidores entre 6 e 17 anos, em baterias de 50 a 800 metros. A 26ª edição está prevista para o dia 14 de dezembro.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!