Dica do especialista: corrida ajuda na perda de peso

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Papo de Corrida

Corrida e perda de peso são duas ações que caminham – ou correm – juntas. No O2 por Minuto, semanalmente, há histórias de pessoas que perderam muito peso com a atividade física no Antes e Depois. Grande parte dos iniciantes no esporte têm como objetivo eliminar os quilinhos extras. Há quem defenda os treinos intervalados, mas o treinador Fabiano Braun, da assessoria esportiva Floripa Runners, em Florianópolis (SC), vai por outro caminho. “O segredo para o sucesso no emagrecimento com a corrida é o individuo sempre estar dentro da zona de frequência cardíaca (FC) ideal (65 a 75% da frequência cardíaca máxima), o que chamamos de trote leve”, diz o especialista. Aprenda como calcular a sua frequência máxima cardíaca.

++ DICA DO ESPECIALISTA:
>> FORÇA MUSCULAR PARA A CORRIDA
>> POUCO TEMPO PARA CORRER
>> ESTEIRA OU RUA?
>> CUIDADOS PARA OS CORREDORES INICIANTES
>> VOLTA DAS FÉRIAS
>> VEJA TODAS AS DICAS DOS ESPECIALISTAS DE 2013

“Esses treinos estimulam o organismo a evoluir, além de usar gordura como fonte de energia”, conta. “É importante dar ênfase na duração e não na intensidade da corrida”. Para o treinador, vale mais manter-se em uma velocidade constante, correndo por mais tempo, do que fazer um treino mais curto, porém forte.

“O ideal são sessões acima de 30 minutos, quatro vezes por semana, sempre respeitando o dia de descanso”. Segundo o treinador, “o fortalecimento muscular nos demais dias pode potencializar os efeitos de perda de peso e também ajuda na prevenção de lesões.”

Geralmente, as pessoas que querem perder peso são sedentárias. Por isso, “a consulta com um médico é fundamental para garantir a saúde do novo atleta”, lembra Braun. Saiba todos os exames que precisam ser feitos com a reportagem Antes de correr, vá ao médico.

Além do treinamento, outras medidas – como a musculação, já citada pelo treinador – podem auxiliar no processo de perda de peso. Ele cita quatro elementos que podem ajudar a trazer saúde e boa forma para as pessoas: “a prática regular de exercícios físicos, fortalecimento muscular, noites bem dormidas e dieta saudável.”