Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para lavar as roupas de corrida

Saber como lavar as roupas de corrida faz parte da formação de quem é (ou está se tornando) atleta do asfalto. Elas geralmente são feitas de poliamida ou poliéster para serem leves, confortáveis e facilitarem a troca de calor entre o corpo e o ambiente, e por isso requerem alguns cuidados especiais.

Para preservar as propriedades funcionais, muitas marcas recomendam lavar essas peças à mão, mas é possível recorrer à máquina para ganhar tempo, especialmente se você tem um volume grande de treinos por semana e acaba utilizando este tipo de vestimenta com frequência.

Veja dicas para lavar as roupas de corrida

Separe por cor

Os tecidos utilizados nestas roupas são ótimos para te deixar confortável na hora do treino, mas nem tão bons para segurar a tinta. Por isso, evite misturar cores na hora da lavagem para não correr o risco de uma manchar a outra. Brancas, só com brancas. Pretas só com pretas. E coloridas com coloridas. E isso é ainda mais importante se pensarmos que muitas vezes essas peças têm cores bastante chamativas.

Use um saquinho

Outra medida importante na hora de lavar as roupas de corrida é colocar essas peças dentro de um saco para protegê-las. Há em supermercados versões deste acessório em diversos tamanhos e diferentes sistemas de fechamento, projetados já para este fim.

“É um bom jeito de proteger as peças das outras roupas e da própria máquina porque se ela ficar rodando solta pode acabar tendo um fio puxado”, explica a estilista Dafne Setton, que já trabalhou no desenvolvimento de tecidos para marcas esportiva.

 

Leia mais

Vanderlei Cordeiro: uma vida transformada pela corrida

Os melhores canais e filmes para corredores

O que você precisa saber para correr de noite

 

Sabão neutro e só

Os tecidos para essas peças são finos e delicados. Também costumam receber tratamentos bactericidas ou bacteriostáticos por causa do suor que será transferido. Por isso, é importante não utilizar produtos agressivos na hora que for lavar as roupas de corrida. Use sempre sabão neutro. Evite até o amaciante. Alvejante, nem pensar.

Não deixe as peças úmidas

Bactérias se desenvolvem mais rapidamente em ambientes úmidos e sem luz. Portanto, o melhor a fazer com sua roupa depois de um treino é deixá-la secando, mesmo que você ainda vá lavá-la depois. Se possível, faça isso em uma área externa e com luz solar.

Preservar as propriedades das peças é importante na hora de lavar as roupas de corrida. As lavadoras Samsung garantem limpeza completa sem agredir os tecidos e com economia de água e energia.

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!