Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Comercial da Nike celebra as barreiras quebradas por mulheres no esporte

Foto: Shutterstock

Durante a cerimônia do Oscar, no domingo, a Nike divulgou um comercial que faz parte de sua campanha “Just Do It”. Nomeado “Dream Crazier”, o vídeo mostra diversas mulheres quebrando barreiras no esporte ao longo dos anos.

Narrado pela tenista Serena Williams, que apresentou o prêmio de Melhor Filme do Ano na cerimônia, o comercial da Nike tem tom motivacional e apresenta um elenco exclusivamente feminino.

Celebrando as mulheres em diferentes esportes, como a corrida, o boxe e o futebol, o anúncio discute padrões impostos pela sociedade e incentiva a quebra de paradigmas.

Comercial da Nike celebra as barreiras quebradas por mulheres no esporte
Serena nos lembra, que há muitas mulheres realizando atos loucos todos os dias, sim. Como por exemplo, ganhar 23 torneios de tênis, ter um bebê e voltar para a quadra

Entre as atletas que participam do comercial da Nike, estão Sarah Reinertsen, triatleta paralímpica com participações no Ironman; Tatyana McFadden, corredora de cadeiras de rodas; e Caster Semenya, corredora sul-africana de 800 metros, muitas vezes insultada por seus níveis naturalmente altos de testosterona.

E, apesar de Kathrine Switzer não fazer parte do vídeo, há a imagem de uma mulher se desvencilhando de oficinais para correr uma maratona. Exatamente o que aconteceu com Switzer na Maratona de Boston, em 1967.

Demonstrando como era incomum na época, Williams narra “mas uma mulher correndo uma maratona é louca”.

Leia mais

Nike amplia grade de tamanhos de coleção feminina

Perfil do Instagram relata abusos sofridos por corredoras

Corrida é coisa de mulher, sim!

Fica claro no anúncio o estigma social que as mulheres vivem até hoje: se demonstram emoções, são chamadas de dramáticas; se sonham com a igualdade, são delirantes ou loucas; se ficam bravas, são chamadas de histéricas.

“Se somos muito boas, há algo de errado conosco. Se ficamos bravas, somos irracionais ou apenas loucas”, diz.

“Se eles querem te chamar de ‘louca’, tudo bem. Mostre a eles o que as loucas sabem fazer”, termina Serena.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!